Qual inteligência você mais desenvolveu?

Qual inteligência você mais desenvolveu?

my-portfolio

"O desenvolvimento da inteligência nos permite transformarmos nossa vida e atingirmos pontos que nunca esperávamos conseguir chegar", afirma o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

As melhores formas para se combater a ansiedade
10 dicas para não descontar a ansiedade na comida
Cientistas identificam causa da depressão e revertem sintomas

Inteligência varia de pessoa para pessoa

Todos nós nascemos com a capacidade intelectual para 9 tipos diferentes de inteligência, mas é comum que a gente se destaque em apenas uma destas inteligências.

É claro que a inteligência é um potencial que todos possuem de nascença, mas com o passar do tempo de vida uma destas capacidades passa a ser estimulada com mais ênfase e passa a ser desenvolvida de forma plena e personalizada. Vamos conhecer todas as inteligências?

  1. Visual-Espacial – É a capacidade de perceber o mundo de forma visual e espacial, por isso essa habilidade permite compreender objetos mentalmente e ter uma memória fotográfica. Profissão: Arquitetos, Decoradores, Artistas. Como por exemplos podemos destacar: Leonardo da Vinci, Picasso, Michelangelo, Antonio Palácios.
  2. Musical-Rítmica – É a capacidade de interagir com o material musicam de forma simples e profunda, por isso é uma habilidade e sensibilidade para produzir e pensar em termos de ritmos, tons e timbres. Profissão: Músico, Maestro, Diretor. Como por exemplos podemos destacar: Bach, Mozart, Vivaldi.
  3. Lógico-Matemática – É a capacidade de usar números de forma efetiva, levantar hipóteses e quantificar bem, por isso inclui sensibilidade à padrões, lógicas e abstrações racionais. Profissão: Matemáticos, Físicos, Cientistas. Como por exemplos podemos destacar: Newton, Einstein, Stephen Hawking.
  4. Linguística-Verbal – É a capacidade para lidar com palavras, expressar tanto oralmente, quanto na escrita, por isso é uma habilidade do lado esquerdo do cérebro que permite facilidade em convencer, agradar ou transmitir ideias. Profissão: Professores, palestrantes, escritores. Como por exemplos podemos destacar: Willian Shakespeare, Tagore e Jorge Amado.
  5. Inteligência Corporal-Cinestésica – É a capacidade de lidar com o movimento físico e com o conhecimento do corpo, por isso é uma habilidade relacionada com o cerebelo que promove habilidade de praticas esportivas ou de dança. Profissão: Atletas, dançarinos. Como exemplos podemos destacar: Pelé, Maradona e Mikhail Baryshnikov.
  6. Inteligência Interpessoal – É a capacidade de interagir em face dos desejos, humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas, por isso é uma habilidade natural de liderança. São pessoas ativas e que em geral causam grande admiração nas pessoas. Como exemplos podemos destacar: Gandhi, Martin Luther King e Mandela.
  7. Inteligência Intrapessoal – É a capacidade rara de inteligência também relacionada à liderança, mas voltada para si e por isso permite identificar as próprias emoções e sentimentos, dominando-as favoravelmente. Como exemplos podemos destacar: Confúcio, Buda, Jesus e Madre Tereza de Calcutá.
  8. Inteligência Existencial – É a capacidade filosófica de refletir e ponderar sobre as questões fundamentais da existência humana, como vida e morte. Profissão: Psicólogos, Filósofos e Espiritualistas. Como exemplos podemos destacar: Gandhi, Dalai Lama, João XXIII e o papa Francisco.
  9. Inteligência Naturalista – É a capacidade de reconhecer e classificar espécies e organismos, animais e plantas como também cuidar deles, domestica-los e interagir com eles. Profissão: Biólogo ou Geólogo. Como exemplos podemos destacar: Darwin, Mendel e Francisco de Assis.

O impacto no comportamento e na saúde

“Hoje em dia, o QI/QE são fatores preponderantes para nossa vida e carreira, pois cada vez mais somos ligados à diferentes redes de conhecimentos e de atuação, sendo que o conjunto de nossas capacidades estão sempre sendo colocados à prova, por isso atualize-se”, concluir a Dra. Daniele N. Tubini (psicóloga e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde).

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0