HomeFamíliaInfância

Amplie a inteligência de seu filho através da música

O estímulo do aprendizado musical proporciona benefícios que vão muito além do simples prazer de ouvir uma música, informa a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga.

Será que meu filho está sofrendo bullying?
Ausência do pai afeta a saúde dos filhos mais do que se imaginava
Você sabe quais cuidados para se evitar o bullying?

Música é excelente para a inteligência

O aprendizado de música antes mesmo dos 7 anos de idade é um excelente estímulo mental para o desenvolvimento cognitivo das crianças e este estímulo aplicado na vida deles proporciona o benefício de tornarem as crianças mais inteligentes e eficientes nas tarefas.

A comprovação científica se deu através dos pesquisadores da universidade de Concordia University, EUA que revela que nesta idade a educação musical produz alterações duradouras na estrutura mental e cerebral, que foram comprovados através de ressonância magnética que constataram um aumento da zona cerebral, composta por fibras nervosas que ligam as duas regiões motoras do cérebro.

Veja a conclusão dos cientistas:

  • “O cérebro humano tem a capacidade notável de se modificar em resposta às exigências do ambiente”;
  • “Esta descoberta iluminou as concepções sobre a plasticidade do cérebro humano e sugeriu que as diferenças estruturais em sistemas cerebrais de pessoas especializadas, quer sejam músicos ou especialistas de outras áreas, deve-se ao treino de plasticidade cerebral”.

O Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde) explica que,“Ao falarmos em música nos remetemos automaticamente às emoções, pois é exatamente à isto que a música nos proporciona. É o que há de poderoso em falarmos de musicalidade, tanto que existem processos terapêuticos importantíssimos tais como a musicoterapia. Além do mais, são as emoções e os sentimentos os grandes responsáveis pela química cerebral da memória, ou seja, não existe memória sem emoções”.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0