Como está seu funcionamento mental?

my-portfolio

"A função mente-cérebro é a base de nossa vida e é graças à esta combinação que conseguimos sentir, perceber e compreender a experiência de viver e de estar vivo", explica o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

“Obsessão” por dinossauros aumenta a inteligência infantil
Pet Dog Hotel: Pleno Cão
Coaching de Pais: Birra

Mente e Cérebro

O cérebro é o principal órgão e matriz de nosso sistema nervoso central. Essa particularidade corresponde ao mais relevante centro de controle das atividades corporais, abrigando em toda sua extensão as funções relacionadas à memória, consciência, emoção, pensamentos e lembranças.

Já a mente é o estado da consciência que possibilita toda a expressão da natureza humana, em especial a capacidade de ativar e fazer uso das funções superiores do cérebro relacionadas ao pensamento, sentimento, sensação e comportamento, sendo assim a mente é capaz de interpretar e identificar muito sobre si mesmo e também sobre tudo que a cerca.

Como é feita uma avaliação do funcionamento mental?

A neuropsicologia é mais nova ferramenta da medicina moderna e representa uma interface entre a psicologia e a neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso causam déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição humana.

Em outras palavras, a neuropsicologia atua mais frequentemente no estudo das funções mentais superiores, sem deixar de estudar áreas como agressividade, sexualidade, que tradicionalmente são investigadas por abordagens fisiológicas e biológicas (neurobiologia, neurofisiologia, psicofisiologia, psicobiologia). Desse modo a neuropsicologia compõe fortemente o campo das neurociências, com ênfase na neurociência cognitiva.

Equipe Comportamento e Saúde (em construção)

COMMENTS

WORDPRESS: 2
  • comment-avatar
    JOSE RODRIGUES 2 anos

    LEGAL ESSA MATERIA

    • comment-avatar

      Olá, José Rodrigues.
      Hoje em dia para “funcionarmos” à pleno vapor precisamos ter consciência de que somos um organismo que requer cuidado constante, tanto no corpo, quanto na mente.
      Cuide-se sempre.
      Abrs.

  • DISQUS: 0