Dicas alimentares para o período da menopausa

Dicas alimentares para o período da menopausa

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O período da menopausa pode ser favorecido por uma alimentação adequada e balanceada. Menopausa Apesar de estar em certo ar de mistério e apreensão, a...

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O período da menopausa pode ser favorecido por uma alimentação adequada e balanceada.

Menopausa

Apesar de estar em certo ar de mistério e apreensão, a menopausa é uma realidade fisiológica natural: após anos de atividade, os ovários encerram seu trabalho e a mulher para de menstruar. Na verdade, a menopausa se refere mais especificamente ao último dos ciclos menstruais da vida feminina.

Os períodos pré- menopausa e pós-menopausa são envolvidos por mudanças fisiológicas e hormonais na mulher já madura. Não há, portanto o que temer, pois não é uma enfermidade, e sim um processo esperado. O que não precisa acontecer é o indesejável acompanhamento de ondas de calor, insônia, sentimentos de desvalor, depressão, etc e é por este motivo elaboramos um conjunto de dicas comportamentais e também nutricionais.

Veja:

  • Adote uma vida de exercícios físicos;
  • Evite fumo e bebidas alcoólicas (é melhor nunca fazer uso deles);
  • Procure um psicólogo e trabalhe sua auto-estima;
  • Normalize o peso;
  • Desenvolva relacionamento vivo com o Criador (A paz interna resultante fornece base altamente benéfica para os processos fisiológicos acontecerem naturalmente);
  • Adote uma alimentação saudável.

Prefira os seguintes alimentos

  • Frutas (melão, maçã, manga, abacaxi, maracujá, melancia, banana, mamão, pêssego, pinha, uva, framboesa, caju);
  • Verduras e legumes: use folhas verde-escuros em abundância. Quanto aos legumes, variá-los bem, preferindo os crus;
  • Soja, tofu, leite de soja;
  • Feijões (variá-los bastante e mastigar bem);
  • Cereais integrais: (enfatize seu uso, pois são ricos em fibras e vitaminas do complexo B);
  • Leite desnatado e iogurte;
  • Castanhas e sementes: (usar com frequência, mas em quantidade moderada).

OBS: Se for usar carne adote as opções bem magras e seja moderada no uso. Evite as de porcos e fruto do mar.

O impacto no comportamento e na saúde

Pesquisas com povos orientais e uso de soja indicam mulheres com índices bem menores de distúrbios da menopausa e de câncer de mama, portanto evite os seguintes alimentos:

  • Gorduras, óleos, alimentos gordurosos e seus derivados, banhas e frituras;
  • Embutidos e fast-food;
  • Carnes de porco, frutos do mar e derivados;
  • Alimentos refinados;
  • Condimentos irritantes;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Refrigerantes, especialmente se houver perigo de osteoporose.

Equipe Comportamento e Saúde

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