Dicas para conseguir se manter na academia

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O sedentarismo é um comportamento de risco para a nossa saúde e por esse motivo, até nossos médicos recomendam uma atividade física. Mas o que fazer s...

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O sedentarismo é um comportamento de risco para a nossa saúde e por esse motivo, até nossos médicos recomendam uma atividade física. Mas o que fazer se não sentimos vontade de ficar “puxando ferro”?

Academia x motivação

Esta falta de vontade é muito comum, pois não são todas as pessoas que nasceram com aquela motivação de ficar fazendo movimentos repetitivos na busca de um corpo perfeito ou de uma melhor saúde corporal.

Então que tal você seguir as ordens médicas ao mesmo tempoem que satisfaz uma velha vontade da sua infância? Como? É simples, pratique um esporte.

Para isso recorremos a uma pesquisa americana publicada na revista Forbes que apontou os melhores esportes para a saúde, levando em conta o risco de lesões, o ganho de força, resistência, flexibilidade e gasto calórico. Vejam:

  1. Squash. Exige muita movimentação, qualquer um pode praticar, aumenta o condicionamento, aprimora o raciocínio, alivia as tensões, modela o corpo, desenvolve a agilidade, flexibilidade, coordenação psicomotora, força e equilíbrio;
  2. Remo. Excelente condicionamento cardio respiratório, desenvolvimento muscular, agilidade, velocidade, resistência e força;
  3. Escalada. O benefício mais notável é a flexibilidade, além da resistência e da força muscular, mas para este esporte é necessário um certo preparo físico;
  4. Natação. Não causa impacto, movimenta membros superiores e inferiores, além do fato da imersão na água provocar mudanças no sistema sanguíneo como redução da pressão arterial. Sabia?
  5. Basquete. Proporciona condicionamento cardiovascular, velocidade de reação, aceleração e desaceleração, agilidade, coordenação e força nos ombros e coxas, flexibilidade;
  6. Ciclismo. Baixo impacto, melhora do condicionamento cardio respiratório, resistência muscular, resistência aeróbia e anaeróbia, equilíbrio, reflexo e reação;
  7. Corrida. É imbatível nos quesitos resistência cardio respiratória e muscular. Proporciona grande gasto energético e bem estar, além de eliminar gordura corporal;
  8. Boxe. Saúde cardio respiratória, resistência muscular e coordenação psicomotora e alto gasto calórico, além de enrijecimento muscular.

Esta relação é a base da pesquisa feita pela revista americana Forbes, mas você pode queimar as suas gordurinhas de outras maneiras, como caminhando em uma praça, jogando bola com os amigos ou até passeando de bicicleta com a namorada. O importante é você ter uma atividade física semanal que lhe traga prazer, pelo menos 3 vezes por semana, durante meia hora, no mínimo. Escolha a sua modalidade de esporte e boa sorte.

Equipe Comportamento e Saúde

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