Durante a gravidez alguns homens também engravidam

Durante a gravidez alguns homens também engravidam

my-portfolio

Esta situação reflete como os homens também são suscetíveis às mudanças que ocorrem no ambiente familiar e que, nem por isso deixam de ser homens, afirma o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

16 maneiras de criar vínculo com as crianças
Cuidar dos filhos pode levar à exaustão
Pais devem permitir que os filhos adolescentes transem em casa?

Paternidade à flor da pele

Os homens também possuem emoção e se tornar um pai, com certeza mexe com o coração da família toda. No caso da Síndrome de Couvade é fato que, no homem podem surgir algo inesperado, que são um conjunto de sintomas que são decorrentes da gravidez de suas mulheres. É uma síndrome de causa psicológica e está relacionada com a ansiedade precipitada pela gravidez.

Os homens apresentam comportamentos e sintomas que são semelhantes aos sintomas comuns da gravidez. Náuseas e vômitos (ou crises de gastrite), alterações do apetite, dor de dente, indigestão, azia, dores abdominais, diarreia ou aumento de peso e sensibilidade e carência afetiva estão entre os sintomas mais comuns.

O tratamento da Síndrome de Couvade consiste em Psicoterapia Breve para a supressão dos sintomas imediatos e psicoterapia convencional para a resolução da Ansiedade, que é a base desta síndrome.

O impacto no comportamento e na saúde

“Isso não deve ser preocupante, afinal todas as manifestações patológicas da ansiedade, incluindo a Síndrome de Couvade, podem e devem ser tratadas com tranquilidade e sem medicamentos. No caso, o indicado é a psicoterapia, especialmente porque esta fase de gravidez é familiar e é comum surgirem outros conflitos no homem, incluindo sua mudança de identidade e de papel social, pois além de marido, o homem também se torna um pai e esse processo é suscetível de adaptação”, complementa Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga da capital paulista.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0