É importante ter a mente focada no presente

É importante ter a mente focada no presente

my-portfolio

"Nossa mente é a responsável por nosso equilíbrio e por isso deve existir nela uma ideia racional que norteie nossos atos, como a ideia de manter a mente focada no presente", explica o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Coaching de Pais: Vício em Games
Coaching de Pais: Limite
Coaching de Pais: Birra

Mente no presente

Durante toda a vida, a mente parece sempre estar pensando em algo, pode ser qualquer coisa, algo importante, irrelevante, religioso, erótico, familiar, profissional, passado ou futuro, mas uma coisa é fato: a mente não para.

O fato da mente não parar pode ser relacionado com o momento do dia, ou com a circunstância que está se passando, ou com a fase da vida ou também por um traço de personalidade que você tenha, mas o fato é que dependendo de como você usa sua mente e seus pensamentos você pode estar se complicando, pois a mente causa reações diretas no organismo.

A mente causa reações diretas no organismo

Uma situação bem comum que dispara a mente e nos causa diversas reações no organismo é uma situação de estresse. Por exemplo, quando você está de carro num dia de transito intenso com chuva e ainda tem um grande percurso a fazer para chegar ao destino, isto é estressante e faz com que nossa mente entre em ação.

O estresse irá desencadear uma reação orgânica (mente acionando hormônios) e durante um bom tempo ficaremos sob o efeito da adrenalina e do cortisol, que aceleram o batimento cardíaco, aumentam as pupilas, aumentam a e sudorese e o nível de açúcar no sangue, enquanto reduzem a digestão e o interesse pelo sexo.

A mente focada no futuro gera ansiedade

O caso da ansiedade é ligeiramente parecida com a situação de estresse citada acima, pois da mesma forma põe nossa mente em ação. As diferenças são explicadas pela Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga:

  1. “a ansiedade está relacionada com uma ideia/fato que ainda não aconteceu”;
  2. “na ansiedade é comum que nossa mente fique fixada na ideia/fato até que ele ocorra, ou seja, é muito tempo com o pensamento e com a preocupação na cabeça”.

A dica é manter a mente focada no presente

Para facilitar essa regulação de foco mental vamos utilizar o ensinamento de Dalai Lama:

Só exitem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente, viver.

Isto significa que o nosso foco mental deve estar muito mais direcionado para o presente do que para o futuro ou para o passado. Claro que, nossa mente tem a capacidade de planejar o futuro e de lembrar o passado, mas se pudermos fazer uma separação matemática de quanto tempo devemos focar em cada ponto, seria algo próximo de:

  • 15% do dia pensando no passado;
  • 15 % do dia pensando no futuro;
  • 70 % do dia agindo no presente.

O impacto no comportamento e na saúde

Assim para que você que preza cuidar de sua saúde física e mental saiba que este triste hábito de ter a mente focada no amanhã ou no ontem é muito prejudicial do ponto de vista da qualidade de vida, pois não viver plenamente o presente põe em risco todo o seu desempenho. “O fato é que a nossa mente é a responsável pelo nosso equilíbrio e é por isso deve existir nela uma ideia racional que norteie nossos atos, como a ideia de manter a mente focada no presente”, explica o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0