Entenda como a Ansiedade afeta sua vida

Entenda como a Ansiedade afeta sua vida

my-portfolio

A ansiedade não precisa ser um transtorno. Ela pode ser a motivação que faltava para você, explica Dra. Daniele N. Tubini.

Aprenda a relaxar e evite a ansiedade
Ansiedade é a provável causa da enxaqueca
Hoje em dia é comum você ter sintomas de ansiedade

Estar ansioso ou Ser ansioso?

A ansiedade é um mecanismo psíquico comum à todos os seres humanos. Esse conjunto de sensações, percepções e interpretações mentais e físicas que nos motivam a fugir, lutar ou nos esquivarmos de situações ameaçadoras para nós faz parte de nosso repertório de ações.

Seja uma prova, um encontro amoroso ou um assalto, nossa mente identifica o “perigo” ou situação a ser enfrentada e dispara um conjunto de reações biopsicológicas para o enfrentamento e a resolução do “problema”.

Estar ansioso nestas situações nos ajudam a focar o problema e criar soluções para a resolução deste. Mas e quando não conseguimos resolver e a ansiedade não vai embora?

Transformando a ansiedade

Se há o predomínio da ansiedade, há o predomínio de um pensamento associado a ela. Todas as nossas vivências e experiências acabam sendo contaminadas pela ansiedade.

Identificando o pensamento que dispara o sentimento de ansiedade (pela auto-observação ou pela psicoterapia) e transformando este pensamento em atitudes, é uma das chaves para diluir a ansiedade pois está havendo um foco e um direcionamento deste sentimento. Por exemplo, você identificou um pensamento de dúvida sobre seu desempenho em um trabalho de última hora solicitado pelo chefe. Se esse pensamento ficar somente em sua mente sem ser transformado em atitudes, ou seja, fazer o melhor possível o trabalho, ou pegar mais dados sobre o que o chefe espera para concluir o trabalho, a ansiedade ficará tão grande a ponto de bloqueá-lo de fazer o trabalho.

Independentemente do retorno obtido do trabalho, você já iniciou o caminho para aprender como direcionar sua ansiedade para atitudes evitando, assim, que as interferências prejudiquem outras áreas de sua vida.

Equipe Comportamento e Saúde (Dra. Daniele N. Tubini)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0