Exercícios físicos que estão liberados para as grávidas

Exercícios físicos que estão liberados para as grávidas

my-portfolio

Caminhada, musculação e hidroginástica estão entre as atividades permitidas, porém, treino não deve ter objetivo estético.

“Obsessão” por dinossauros aumenta a inteligência infantil
Palmada educa? Pais devem conhecer consequências
Os filhos crescem, mas eu não vejo. Para onde eu olho?

Gravidez ativa

A Gravidez não é doença e nem deve ser motivo de sedentarismo, mas é comum que muitas gestantes fiquem indispostas e cansem mais ao longo dos meses. No entanto saiba que se mexer traz inúmeros benefícios para a mulher ter uma gestação tranquila e saudável.

Caminhada, dança, hidroginástica, musculação e até mesmo o pilates, por exemplo, estão entre as atividades indicadas inclusive para iniciantes de academia, porém, é preciso ter consciência de que o treino não pode ter objetivo estético, explica Caroline Pascarelli, educadora física e proprietária da unidade São Judas (SP) da Contours, academia exclusiva para mulheres:

  • “O treino deve ser voltado pensando na qualidade de vida, não na melhora de performance e perda de peso. As grávidas também precisam evitar atividades de grande impacto e movimentos como saltar. E, neste caso, vale optar pelos exercícios de fortalecimento e aeróbicos”;
  • Musculação,por exemplo, melhora o tônus e a postura, enquanto a caminhada trabalha os membros inferiores sem sobrecarregar os joelhos. De meia hora a 40 minutos diários é o tempo suficiente para a gestante praticar a modalidade escolhida. E todas elas – das que já têm o hábito de se exercitar às sedentárias – precisam de autorização médica antes de praticar as atividades;
  • “Os exercícios aeróbicos aumentam o fluxo sanguíneo, ajudam no controle de peso e melhoram a circulação e oxigenação das células. Os exercícios de fortalecimento preparam a mulher para que ela tenha equilíbrio do peso corporal durante a gestação, além de possível dor na lombar”, afirma.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0