Exercícios físicos que estão liberados para as grávidas

Exercícios físicos que estão liberados para as grávidas

my-portfolio

Caminhada, musculação e hidroginástica estão entre as atividades permitidas, porém, treino não deve ter objetivo estético.

Por que nossos filhos estão precisando tanto do divã?
Excesso de proteção faz mal aos filhos?
Cuidar dos filhos pode levar à exaustão

Gravidez ativa

A Gravidez não é doença e nem deve ser motivo de sedentarismo, mas é comum que muitas gestantes fiquem indispostas e cansem mais ao longo dos meses. No entanto saiba que se mexer traz inúmeros benefícios para a mulher ter uma gestação tranquila e saudável.

Caminhada, dança, hidroginástica, musculação e até mesmo o pilates, por exemplo, estão entre as atividades indicadas inclusive para iniciantes de academia, porém, é preciso ter consciência de que o treino não pode ter objetivo estético, explica Caroline Pascarelli, educadora física e proprietária da unidade São Judas (SP) da Contours, academia exclusiva para mulheres:

  • “O treino deve ser voltado pensando na qualidade de vida, não na melhora de performance e perda de peso. As grávidas também precisam evitar atividades de grande impacto e movimentos como saltar. E, neste caso, vale optar pelos exercícios de fortalecimento e aeróbicos”;
  • Musculação,por exemplo, melhora o tônus e a postura, enquanto a caminhada trabalha os membros inferiores sem sobrecarregar os joelhos. De meia hora a 40 minutos diários é o tempo suficiente para a gestante praticar a modalidade escolhida. E todas elas – das que já têm o hábito de se exercitar às sedentárias – precisam de autorização médica antes de praticar as atividades;
  • “Os exercícios aeróbicos aumentam o fluxo sanguíneo, ajudam no controle de peso e melhoram a circulação e oxigenação das células. Os exercícios de fortalecimento preparam a mulher para que ela tenha equilíbrio do peso corporal durante a gestação, além de possível dor na lombar”, afirma.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0