Emoção de felicidade ativa o corpo inteiro

Emoção de felicidade ativa o corpo inteiro

my-portfolio

"Uma emoção tão prazerosa e intensa como a felicidade deveria ser muito mais frequente em nossas vidas. Busque-a mais vezes", incentiva o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Ser grato ajuda a viver melhor e mais feliz
Você tem vergonha de amar?
Dormir bem deixa as pessoas menos medrosas

Emoções à flor da pele

“Aperto no peito”, “frio na barriga” ou “cabeça quente”. Quem nunca usou essas expressões para traduzir uma emoção que estava sentindo?

É claro, a sabedoria popular já sabia que as emoções causam alterações físicas, mas faltava saber exatamente qual emoção afeta tal parte do corpo e foi isto que foi descoberto. Veja abaixo o diagrama dos sentimentos e seu correspondente no organismo:

Emoção à flor da pele

Emoções por todo o corpo

As emoções ligadas à excitação, como raiva ou felicidade, proporcionaram ativação e calor dos membros superiores, enquanto que as emoções que indicam um estado de depressão ou tristeza, são relacionadas à menor atividade dos membros inferiores.

Curiosidade 1: A emoção de desgosto ficou concentrada na garganta e no sistema digestivo.

Curiosidade 2: A felicidade foi a única emoção associada com calor e ativações no corpo inteiro.

As emoções, claro, provocam alterações hormonais, como por exemplo o aumento do cortisol que é o hormônio relacionado ao estresse. “(As emoções) quando prolongadas, são responsáveis por outras doenças, como transtornos mentais e diabetes”, explica a Dra. Alexandrina Meleiro, psiquiatra.

O impacto no comportamento e na saúde

As emoções podem também mudar a expressão dos genes de acordo como estudo da Universidade da Califórnia, que mostrou que as pessoas felizes, que vivenciam a emoção da alegria frequentemente, apresentam menos genes da inflamação do que as pessoas depressivas.

“A minha dúvida é uma só: você é feliz? Ora, uma emoção tão prazerosa e intensa como a felicidade deveria ser muito mais frequente em nossas vidas. É nossa obrigação termos um estilo de vida onde a alegria, o bem estar e a felicidade sejam presentes. Por isso cuide mais de você e se preocupe menos com os outros. Busque a felicidade mais vezes”, incentiva o Dr. Sandro Tubini, psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde.

Equipe Comportamento e Saúde (Folha)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0