Fontes de boas gorduras devem ser consumidas

Fontes de boas gorduras devem ser consumidas

my-portfolio

O consumo de gorduras é essencial, pois elas tem funções importantes e específicas no organismo, explica Dani Caparros, nutricionista.

Dormir bem deixa as pessoas menos medrosas
As melhores formas para se combater a ansiedade
Cuidar dos filhos pode levar à exaustão

Lipídeos são importantes

Conhecidas como grandes vilãs, as gorduras também podem ser boas e inclusive auxiliarem na manutenção do peso e na manutenção da saúde do indivíduo.

Os lipídeos, assim também chamados, são essenciais para a formação das células, auxiliam na saúde cardiovascular e nos dão energia.  Acrescentam muito sabor aos alimentos e estão no processo de absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), além de possuir muitas outras funções importantes.

Apesar de boas para a saúde (algumas é claro), é preciso cautela na hora do consumo, pois cada grama desse nutriente possui em torno de 9 kcal.

E como incluir gorduras boas no dia a dia?

Peixes – no almoço e/ou no jantar você pode incluir porções de peixes, sempre grelhados, assados, cozidos e ensopados é claro. Os peixes são fontes de gorduras poliinsaturadas do tipo ômega 3. Salmão, sardinha, atum são opções interessantes. Pesquisas indicam

Castanhas – inclua nos lanches intermediários. Elas são opções bem práticas. Você pode fazer um mix de oleaginosas (castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, pistache, macadâmia, castanha do baru).

Azeite de oliva extra virgem – no almoço e jantar você deve incluir na salada ou após o prato já estar pronto. O azeite possui gorduras do tipo monoinsaturadas, que também auxiliam no perfil lipídico (redução do colesterol e triglicérides).

Sementes – inclua sementes (girassol, abóbora) nos lanches intermediários.

Abacate – nos lanches intermediários ou café da manhã, na forma de vitamina, ou consumo in natura mesmo! No almoço fica ideal incluí-lo em saladas. É riquíssimo em gorduras monoinsaturadas.

Linhaça, chia e suas farinhas – em saladas, frutas, sucos naturais, no iogurte ou em receitas como tortas e bolos.

Óleo de coco – acrescente ao final das preparações. Além de saudável se consumido em quantidades adequadas, deixa um gosto agradável no alimento.

O impacto do comportamento na saúde

A especialista Dani Caparros explica que, “O consumo de gorduras é essencial, pois as mesmas possuem funções importantes e específicas no organismo. Porém é necessário ficar atento ao tipo de gordura que irá consumir e também à quantidade. Apesar de saudáveis, os alimentos fontes de gorduras devem ser consumidos moderadamente, pois seu excesso pode gerar aumento de peso e assim, trazer malefícios à saúde. Ler os rótulos também é bem importante para verificar se o tipo de alimento a ser consumido, possui gorduras boas para a nossa saúde”.

Equipe Comportamento e Saúde (Dani Caparros)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0