Guia da gravidez

Guia da gravidez

my-portfolio

Este guia foi desenvolvido para quem chegou a hora de se tornar mãe e agora está se preparando para mais uma mudança de vida.

Excesso de proteção faz mal aos filhos?
Os filhos crescem, mas eu não vejo. Para onde eu olho?
Como dar limites para as crianças de acordo com a idade?

Guia da gravidez

Primeiramente, você precisa ter consciência que engravidar é uma grande decisão e que, como qualquer decisão importante requer um certo planejamento, com investimento de energia e muita dedicação, tanto de você (mãe) quanto do pai.

Engravidar é um objetivo de vida

Agora, o importante a entender é que a decisão de engravidar não é simples como ir até a esquina comprar um chiclete, afinal será uma mudança lenta e gradativa de hábitos e comportamentos que a levarão a um novo estilo de vida, a uma nova identidade, ser uma mãe.

Com o decorrer do tempo, o futura mamãe passa a perceber que engravidar é um objetivo de vida a ser atingido, onde ela passará por um processo de transformação que vai ser vivido e experienciado por ela e pelo pai da criança, por este motivo sempre deve-se contar com o apoio de uma equipe de saúde multidisciplinar composta especialmente por médicos e claro, também por psicólogos, portanto prepare a carteirinha do plano de saúde.

Preparada? Então vamos para os check ups orgânicos para identificar possíveis problemas que você possa ter que tratar:

Passo 1 (Controle de infecções)

  • O que é? Exame de sangue.
  • Para que serve: buscar possíveis doenças infecciosas, como sífilis, rubéola, toxoplasmose e HIV. São doenças que não atrapalham a fertilidade, mas podem contaminar ou atrapalhar o desenvolvimento do feto.
Passo 2 (Vídeo-histeroscopia)
  • O que é? Visualização da cavidade uterina por meio da inserção de uma pequena câmera de vídeo, via vaginal. É realizado no próprio consultório e com sedação leve.
  • Para que serve: avalia a cavidade do útero e auxilia no diagnóstico de miomas, pólipos ou processos inflamatórios.
Passo 3 (Histerossonografia)
  • O que é? Ultrassonografia feita a partir da injeção de soro fisiológico pelo colo do útero, via vaginal.
  • Para que serve: avalia a cavidade do útero. É indicada para quem tem alergia ao contraste iodado, utilizado na radiografia: o exame ideal seria a vídeo-histeroscopia.
Passo 4 (Ressonância Magnética)
  • O que é? Exame de imagem que utiliza campo magnético.
  • Para que serve: Ideal para suspeitas de tumor e avaliar casos de endometriose severa: avalia órgãos pélvicos, útero e ovário, mas não tem acuidade para ver as trompas. Deve ser feito preferencialmente durante a menstruação.

Passo 5 (Histerossalpingografia)

  • O que é? Raio-X contrastado: após a menstruação, injeta-se contraste através do colo, por via vaginal e chapas são feitas avaliando o trajeto do contraste pelo útero e trompas.
  • Para que serve: avalia a cavidade uterina e se há obstrução nas trompas.

Equipe Comportamento de Saúde (Viva Saúde)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0