Meditação para alívio da depressão e ansiedade

Meditação para alívio da depressão e ansiedade

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A meditação é um contato íntimo e através dela as experiências e sensações são sentidas com mais profundidade, explica a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga.

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Meditar ou medicar?

As doenças mentais como depressão e ansiedade geralmente são tratadas por medicamentos e por psicoterapia para diminuir os sintomas e tratar a causa da doença, respectivamente.

Um estudo feito por pesquisadores da Johns Hopkins University (EUA) e publicado online dia 06 de janeiro no JAMA Internal Medicine, vem comprovar cientificamente que a meditação é uma aliada poderosa ao tratamento de doenças psíquicas.

O estudo foi feito com base em 30 a 40 minutos de meditação por dia e constatou que os sintomas de depressão, ansiedade e dor foram diminuídos moderadamente, correspondendo ao efeito de antidepressivos e ansiolíticos.

Meditar como prevenção

Não é só como auxiliar no tratamento das doenças mentais que a meditação é indicada. A meditação é indicada por médicos e psicólogos como uma ferramenta essencial para a prevenção das doenças mentais, como depressão, ansiedade e estresse. Estudos também foram feitos em cuidadores de pessoas com Alzheimer, que tem a tendência a desenvolver doenças pela forte pressão e estresse que a situação do cuidar de um doente traz. A autoestima dos cuidadores foi recuperada e os níveis de estresse medidos pelo hormônio cortisol dos participantes foi diminuído consideravelmente.

Impacto no comportamento e na saúde

A meditação como coadjuvante de um tratamento psicológico é a forma mais eficaz de diminuir sintomas moderados de depressão e ansiedade, mas formas mais graves dessas doenças exigem uma combinação de tratamentos medicamentoso e psicológico (psicoterapia). A Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde apoia a prática: “A meditação é uma forma individual de contato consigo mesmo, na qual as experiências e sensações são sentidas profundamente, pois é um momento que você está intimamente atento em você. Além disso, o relaxamento proporcionado por este contato traz uma alegre sensação de bem estar, o que é raro hoje em dia com tantas tarefas a cumprir”.

Equipe Comportamento e Saúde

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