Os benefícios da dança como terapia do bem estar

Os benefícios da dança como terapia do bem estar

my-portfolio

Se sentir capaz de executar qualquer tarefa é resultado direto de uma percepção positiva de si, explica o Dr. Sandro Tubini.

Cuidar dos filhos pode levar à exaustão
Ranking das escolas particulares de São Bernardo do Campo
Por que nossos filhos estão precisando tanto do divã?

A música nos emociona e esta energia nos move, o resultado é a dança.

Doce balanço

A terapia pela dança utiliza o movimento corporal e a emoçãoprocurando uma integração psicofísica do indivíduo. Através dos movimentos, podemos nos comunicar.  A dança é uma das formas de expressarmos as emoções e sentimentos que, muitas vezes, são difíceis por palavras.

A bailarina e Educadora argentina Maria Fux, unindo seutrabalho no palco com aulas e Psicologia Transpessoal, pôde discernir uma linguagem corporal que ajudaria a todos que buscavam, de alguma forma, aceitar seu próprio corpo e criou assim a Dança Terapia.

Hoje a terapia pela Dança vem crescendo muito e sendo, muitas vezes, indicada por especialistas em Psicologia, Psiquiatria e Psicopedagogia como forma alternativa de aliviar e prevenir certos sintomas emocionais, como ansiedade, depressão, timidez, problemas mentais, comportamentais e autoestima, por exemplo.

A psicopedagogia tem usado muito a terapia pela dança de forma criativa e divertida em crianças, especialmente aquelas com alguma dificuldade de aprendizagem, com histórico de abuso físico ou autismo.

Para as pessoas da melhor idade, a dança promove uma estimulação cognitiva mantendo a saúde mental e física. A terapia pela Dança busca novas possibilidades e caminhos que auxiliam as pessoas a conviverem e a lidarem melhor com diferentes situações. Seus benefícios:

  • Trabalha músculos, articulações, ritmo, resistência, equilíbrio, lateralidade, flexibilidade e a agilidade, melhorando ainda as funções digestivas, respiratórias e neuromusculares;
  • Ativa várias funções importantes, como a memória, concentração, atenção, noção espacial, socialização, cooperação, disciplina, autoconfiança, gentileza e perseverança;
  • Dançar é um ótimo exercício para o corpo, mente e espírito.

Entre nessa terapia aproveitando a primavera, que chega para dançar, saudar a nova estação. Ouça as batidas do seu coração, solte o corpo e mente, liberte suas emoções e divirta-se.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0