Ter um cão faz bem à saúde

Ter um cão faz bem à saúde

my-portfolio

"Ter um cão é construir um relacionamento verdadeiro de afeto e amizade. Isso é qualidade emocional", explica o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Coaching de Pais
A diferença entre o otimista e o pessimista
12 dúvidas sobre o uso de chupetas

O melhor amigo da saúde

Há muito tempo o cão é considerado por muitos o melhor amigo do homem, além disso fazem-nos felizes e ajudam também a melhorar a nossa saúde. Conheça as vantagens de ter um cão.

1. Melhoram a auto-estima: Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology mostra que o dono de um animal doméstico tem mais auto-estima do que quem não o tem. A extroversão, a diversão e a descontração são características comuns nos donos de cães e gatos.

2. Reduzem o risco de alergia: Relacionar-se com um cão desde os primeiros anos de vida ajuda a reduzir o risco de alergias a pêlos de animais. Um estudo feito pela Universidade do Wisconsin, nos Estados Unidos, sustenta que aqueles que conviveram com animais desde muito cedo desenvolvem uma menor probabilidade de ter problemas alérgicos.

3. Aliviam o stress: Estudos mostram que tratar de animais pode ser um acto relaxante e aliviador.

4. Afastam pensamentos negativos: Ter um companheiro animal ajuda a lidar melhor com más experiências. Um inquérito publicado no Psychology Today mostra que os donos de animais têm uma atitude menos negativa perante um problema. Por outro lado, os animais ajudam-nos a lidar com a ciclicidade da vida: o nascimento, o desenvolvimento e a morte.

5. Reduzem a sensação de solidão: Os cães fazem, sem dúvida, companhia ao dono. Quem está sempre disponível para passear consigo?

6. Obrigam a fazer exercício: Quem não corre atrás do cão? É muito difícil ficar um dia inteiro sossegado no sofá quando temos um cão ou um gato a correr pela sala. É por isso que os donos dos animais estão sempre em forma ou prontos para uma corrida.

7. Aumentam a sociabilidade: Ter um animal doméstico, especialmente um cão, leva-nos a interagir mais com os outros, sobretudo com os donos de outros animais.

8. Transmitem segurança: Vários estudos revelam que os donos de animais sentem que o seu cão lhes dá apoio e proteção afetiva.

9. Ajudam a superar problemas mentais: Alguns especialistas recomendam ter um animal de estimação. Há casos de crianças com autismo que ultrapassaram alguns estigmas com a ajuda do cão ou gato.

10. Baixam a tensão arterial: Um estudo científico em adultos saudáveis, crianças saudáveis e adultos com elevada tensão arterial mostrou que estar na presença de um cão ou acarinhar um gato pode ter efeitos bastante positivos no controlo da tensão arterial.

Equipe Comportamento e Saúde (LifeStyle.Sapo)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0