Relaxe no dia-a-dia e amenize o impacto do estresse

Relaxe no dia-a-dia e amenize o impacto do estresse

my-portfolio

Hoje em dia não há mais espaço para erros e isto já se torna o principal motivo de estresse. Faça algo para relaxar, afirma a Dr. Sandro Tubini.

Afogamento aumentam quando pais mexem no celular
Coaching de Pais: Autismo
Por que nossos filhos estão precisando tanto do divã?

Mistérios da mente

Você já percebeu que tem dias em que sair de casa para trabalhar debaixo de chuva nos deixa extremamente irritados e em outros dias, não? Este tipo de “mistério da mente” foi motivo de estudo sobre Estresse pelo Dr. Robert Epstein (doutor em Psicologia pela Universidade Harvard) e nele a conclusão é importantíssima para nosso dia-a-dia.

Ele explica que a relação que estabelecemos com eventos estressantes é variável (depende da forma que vemos) e por isso é possível enfrentá-los com serenidade.

Aprendendo com o próprio estresse

Aprender a evitar que situações externas nos tire do sério é um comportamento que pode ser aprendido com o desenvolvimento de três conjuntos de habilidade ou “competências”, como o Dr. Epstein denomina. São elas:

  • Percepção das fontes de estresse;
  • Práticas de relaxamento;
  • Atenção aos pensamentos e
  • Planejamento do futuro imediato.

É claro que desenvolver estas competências exige que: você esteja atento às situações que o deixam ansioso e de que maneira você é afetado, e provavelmente não será uma tarefa tão simples de se conseguir executar no dia-a-dia, especialmente se você não for um cientista e tiver metas para cumprir no trabalho. Não é mesmo?

O impacto no comportamento e na  saúde

“1. A questão central é que o corre-corre nos impede de termos tempo para nós mesmos, pois nosso foco está sempre direcionado para alguma atividade, por isso não espere que você consiga fazer tudo sozinho”;

“2. Lembre-se que num mundo como o nosso, onde não há espaço para erros. Só este detalhe já se torna o principal motivo/causa de estresse”

“3. É fundamental que você tenha tempo para relaxar durante a semana. Você se renova e ganha pique”, explica  Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da capital paulista).

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0