Ser grato ajuda a viver melhor e mais feliz

Ser grato ajuda a viver melhor e mais feliz

my-portfolio

"Agradecer de coração é ato raro e benéfico. Hoje as pessoas fazem tudo automaticamente e não se dão conta do prazer de sentir a gratidão", conclui Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Coaching de Pais: Vício em Games
7 sinais de que você está com esgotamento mental
Coaching de Pais: Criança não namora

O poder da gratidão

A chave para uma vida melhor, mais feliz e duradoura está em agradecer e ter consciência do poder do obrigado, dizem especialistas. “Acontece que há uma emoção que é realmente incrível em nos ajudar a resolver o problema humano essencial de sobrevivência. E essa emoção é a gratidão”, garante Sara Algoe, Ph.D (da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill).

Gratidão, diz Sara, é a cola que pode unir as pessoas e criar felicidades de dentro para fora. Ela ensina quatro maneiras para aumentar a gratidão.

O poder da Gratidão

Segundo a pesquisadora, a experiência de ser grato tem benefícios imediatos, por isso aprender a aproveitar esse poder e tornar-se mais intencional sobre isso pode melhorar nossos relacionamentos e reforçar nossa própria saúde e felicidade. Veja:

  • Quando sentimos gratidão em relação a alguém, nós entramos em ação e alcançamos. É essa atitude que pode atrair outra pessoa para um relacionamento”;
  • “Digamos que [a esposa] fez algo de bom para [seu marido], só porque queria”, “A esposa se sente bem por ter feito algo legal e o marido é um beneficiário feliz. Mas quando ele expressa sua gratidão por seu ato de bondade, ele reforça seus sentimentos positivos. Então, duas pessoas ganham pela gratidão de uma pessoa”;
  • “As pessoas que expressam positividade em geral são vistas como mais amigáveis, mais competentes e mais agradáveis”;
  • “Gratidão amplifica isso. As pessoas vêem você mais disposto a ajudar, mas elas também querem ajudá-lo. Elas são agradáveis com você, elas querem sair com você – essas são coisas são boas para sua saúde”.

Isso faz bem para você!

Sara confirma o que muitos estudos revelaram: praticar gratidão realmente faz você viver mais tempo e melhor. Os efeitos desta prática repercutiram positivamente sobre m quatro grupos de pessoas doentes: homens deprimidos, mulheres deprimidas, pacientes com câncer de mama e pacientes com câncer de próstata.

  • Após um período de treinamento de 14 dias em que eles aprenderam a refletir sobre o que eles agradeceram, todos os grupos mostraram maior senso de bem-estar e maior percepção de apoio social;
  • Os indivíduos que participaram das intervenções aumentaram a felicidade subjetiva, melhoraram seus relacionamentos, dormiram melhor e tiveram mais apoio social.

“Agradecer de coração é ato raro e benéfico. Hoje as pessoas fazem tudo automaticamente e não se dão conta do prazer de sentir a gratidão”, conclui Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Quatro maneiras de aumentar a gratidão

  1. Mantenha um boletim de agradecimento. Escreva de três a cinco coisas para as quais você é grato – todos os dias – e explique porque cada uma faz você agradecer.
  2. Conte suas bênçãos. Todas as noites antes de ir dormir lembre-se de uma ou duas coisas pelas quais você é grato.
  3. Escreva uma carta de agradecimento. Escreva uma carta a alguém em seu presente, ou passado, para quem você é grato.
  4. Faça uma visita de coração. Se você escreveu uma carta ou nota de gratidão, visite a pessoa a quem é dirigida e leia em voz alta.

Equipe Comportamento e Saúde (Sonoticiaboa)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0