Treino de força é essencial para corredores de rua

Treino de força é essencial para corredores de rua

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Um dos principais benefícios do treino de força muscular é a sua colaboração nos quilômetros finais de uma corrida, explica William Amaral, personal trainer.

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Força muscular x corrida de rua

Você que participa das corridas de rua aos finais de semana, certamente já sabe a importância dos treinos de musculação para melhorar suas marcas e evitar lesões. Porém você sabe quais são as melhores estratégias de treino na musculação para atingir esses objetivos? Se ainda não sabe confira a sugestão de treino que melhorará seu desempenho.

Existe uma gama de treinos específicos na musculação que os corredores de rua devem incluir na sua programação de treinos ao longo do ano. No entanto, o treino específico para aumentar a força muscular dever ser utilizado com frequência, pois esse treino protegerá as suas articulações e os grupos musculares que são bastante exigidos durante uma corrida de rua. Por exemplo, trajetos que incluem muitas subidas e/ou descidas são os que mais exigem da força muscular.

Dicas de treino

  1. O treino específico para aumentar sua força muscular deve atender alguns critérios como:
  2. O número de repetições em cada série deve ser entre 1 a 5 repetições máximas;
  3. O intervalo de descanso entre as séries deve ser no mínimo de 2 minutos;
  4. A frequência semanal deve ser de 1 ou 2 vezes, com intervalo de 72 horas entre as sessões de treino;
  5. Priorize os exercícios multiarticulares como: agachamento, supino, puxadas, stiff, etc.;
  6. Treine com um acompanhamento para ajudar na execução e na motivação do treino.

O impacto no comportamento e na saúde

O treino específico para aumentar a força muscular é essencial para que os praticantes das corridas de rua melhorem suas marcas e se previnam de lesões. Um dos principais benefícios do treino de força muscular é a sua colaboração nos quilômetros finais de uma corrida, onde seus músculos já estarão bem fadigados. Como esse treino exige a realização das séries próximas ao seu 100%, será fundamental realizar um aquecimento prévio ao treino, bem como exigirá muita concentração e motivação para realizá-lo de forma segura e eficaz. Nesse sentido, a orientação profissional especializada fará a diferença, pois ajudará na sua motivação e orientará de forma precisa a execução correta dos exercícios.

Por isso, sempre consulte um(a) professor(a) de Educação Física para te orientar. Bons treinos!

Equipe Comportamento e Saúde (Willian C. Amaral)

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