Você e o desenvolvimento de seu filho durante a gravidez

Você e o desenvolvimento de seu filho durante a gravidez

my-portfolio

Conheça o passo-a-passo do crescimento da vida de seu filho, especificado pelos 3 trimestres que compõem a gravidez.

Por que nossos filhos estão precisando tanto do divã?
Por que mostrar um livro para os bebês?
16 maneiras de criar vínculo com as crianças

1º trimestre é para a formação

As primeiras cinco semanas são de preparação do útero da mamãe para o desenvolvimento do bebê. As células do futuro bebê começam a se multiplicar e surge a placenta.

O 1º órgão a ser formado é o coração, que já bate na 3a semana. Por volta da sétima semana, inicia-se o desenvolvimento do sistema nervoso e o feto começa a responder a estímulos externos, por exemplo, se a mamãe tem um acesso de tosse, a bebê responde a isso por meio da aceleração cardíaca e de movimentação.

Com apenas oito semanas e com 3 centímetros de comprimento, o embrião já possui todos os tecidos e órgãos formados. É possível ver os dedos e as orelhas e começa o desenvolvimento dentário.

No terceiro mês, a futura mamãe começa a sentir a movimentação do feto no útero. Ela já emite sons e tem feições humanas. Com exame de imagem é possível identificar o sexo.

2º trimestre é para o desenvolvimento

Durante este período, os órgãos e tecidos constituídos nos três primeiros meses vão crescer. E por volta da 16ª semana, inicia-se o desenvolvimento do olfato, do paladar e da visão, em seguida, os rins entram em atividade e ele urina no líquido amniótico que o envolve.

Com apenas 20 semanas, o feto é capaz de abrir e fechar os olhos, sugar os dedos, deglutir e ouvir barulhos externos, como o coração da mãe, seus ruídos intestinais e até mesmo a sua voz.

O segundo trimestre se encerra com a formação final do cérebro e da medula espinhal, o que vai lhe permitir intensa atividade física com braços e pernas nos próximos meses.

3o trimestre é para a maturação

No início do terceiro trimestre o bebê geralmente ter cerca de 1 kilograma e mede em torno de 30 cm. Ele já é capaz de enxergar a partir da 26a semana.

Com mais 2 semanas de vista o rosto magro e enrugado do feto começa a ser preenchido de gordura: ele ganha o aspecto rechonchudo e sua pele se torna lisa e sedosa. Ele, inclusive, já chora.

Com apenas 36 semanas, a cabeça (parte mais pesada do corpo) começa a se encaixar na bacia. Neste momento já está maduro o suficiente e posicionando-se para o nascimento, que se dará entre a 38ª e 40ª semana.

Equipe Comportamento e Saúde (MinhaVida)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0