EU, VOCÊ e a ANSIEDADE

HomeAnsiedade

EU, VOCÊ e a ANSIEDADE

Um manual detalhado sobre o mal do século

"Você não a vê, mas sabe que ela existe, pois ela aparece nos momentos mais importantes da sua vida", Sandro Tubini, psicólogo.

Por que algumas pessoas têm medo de conflitos?
Os sintomas da ansiedade variam de pessoa para pessoa
Crise da meia idade afeta a ansiedade das mulheres

Eu, você e a Ansiedade

De todas as relações possíveis de serem combinadas, eu acredito que a relação do ser humano com a Ansiedade seja a mais complicada e a mais marcante de todas em nossa vida.

E isso ocorre por 2 motivos bem objetivos. O primeiro motivo é o fato de que, tanto o próprio eu quanto a própria ansiedade serem reais, existirem, serem perceptíveis, mas mesmo assim não é possível se ter uma noção clara da ação destes conceitos em nossas vidas.

E o segundo motivo se dá pelo fato de que,  a ação destas duas variáveis é tão antiga em nossas vidas, tão antiga quanto nossa consciência, mas mesmo assim não temos grande facilidade e nem controle sobre elas.

Vejam só.

O Eu é o conceito psíquico mais trabalhado por psicólogos no mundo inteiro e é a partir do Eu que toda a identidade se desenvolve e promove suas preferências.

Assim, é a partir do que Eu que a pessoa passa a entender e refletir sobre suas necessidades. Por exemplo, ao pensar um pouco na própria vida é que as pessoas chegam algumas conclusões, como: eu preciso, eu quero, eu gosto, eu tenho, eu faço, eu compro,… enfim, o “eu” é o elemento que age e que “sofre” todas as ações e reações na vida, por isso, nada mais certo do que explanar sobre a ansiedade a partir deste referencial tão pessoal.

E por fim, vamos falar da tão popular Ansiedade, o chamado: mal do século.

O que quer dizer Ansiedade?

Entender isso fará com que você passe a enxergar a ansiedade com outros olhos. Olhos bem mais amigáveis, eu garanto. Então vamos conhecer a raiz de construção da palavra ansiedade, conforme abaixo:

ANSIEDADE = ANXIUS + DADE

ANXIUS é latim e remete à “mente perturbada”.

DADE é um sufixo (que vai no fim da palavra) usado em diversas palavras para definir uma situação (momento ou fase) e por isso se conclui que é passageiro. Exemplo: objetividade.

Enfim, ansiedade significa que a pessoa está num período onde sua mente está perturbada. Simples, não?

A relação entre o Eu e a Ansiedade

A ansiedade é relativa, no sentido de que, ela é maior ou menor, dependendo diretamente daquilo que meu “eu” traçou como meta e objetivos em minha vida.

Em outras palavras, a ansiedade está intimamente relacionada por nossas expectativas de futuro e claro, por quanto tempo e por qual trajeto, essas definições vão ocorrer para sair do ponto de partida até chegar ao ponto de realização.

“Assim, é normal que todos nós estejamos submetidos à ansiedade, desde o momento que traçamos um objetivo até a hora de conseguirmos realizar tal ideal”, explica a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga.

Por isso, é muito importante termos, calma e tranquilidade nas escolhas de vida, pois essas escolhas não podem ultrapassar a nossa capacidade de realização. O ideal é um dar um passo de cada vez.

Eu e a Ansiedade

Eu e a Ansiedade

Ansiedade (o que é)

Ansiedade: o que é, sintomas físicos e psicológicos e tratamento | Veja Saúde (abril.com.br)

Ansiedade (por idade)

Em que idade começa cada tipo de ansiedade ou fobia? | Super (abril.com.br)

Ansiedade (principais motivos)

Ansiedade (níveis)

Ansiedade (o que fazer)

A ansiedade e a Vontade

A ansiedade e a falta/necessidade

O tempo e a Ansiedade

A internet e a Ansiedade

Um tímido e a Ansiedade

Timidez aumenta a ansiedade? Entenda melhor sobre o assunto! (todateen.com.br)

Timidez e Ansiedade Social – Fãs da Psicanálise (fasdapsicanalise.com.br)

Um carente e a Ansiedade

(isto é uma cópia da internet)

carência afetiva manifestada na ansiedade é um pouco mais complexa que a manifestada na segurança, já que envolve infinitas causas e circunstâncias. Normalmente, a pessoa tem um apego emocional excessivo com alguns de seus relacionamentos mais próximos e depende dessa pessoa para as mais diversas funções.

O que é carência afetiva? Sintomas, tratamento, consequências e mais! (sonhoastral.com)

O tempo e a Ansiedade

Um impulsivo e a Ansiedade

Um intelectual e a Ansiedade

Um sentimental e a Ansiedade

5 Sinais de uma pessoa sentimental – Saiba se você é ou não! | Garota 21 (garotavinteum.blogspot.com)

Um manipulador e a Ansiedade

A internet e a a

Equipe Comportamento e Saúde (Sandro Tubini, psicólogo)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0