Luta contra bullying nas escolas vira lei

HomeNewsEducação

Luta contra bullying nas escolas vira lei

“A pouco tempo atrás, falar em “punição” em escolas era um tabu, mas depois de tanta violência moral ocorrendo progressivamente, uma “prevenção federal anti-bullying” foi instituída e vira método dentro do ambiente educacional. É um progresso”, afirma Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Escola ensina auto controle de medo, birra e agressividade
Tranquilidade e calma são armas contra o vestibular
A influência dos games na educação

Bullying

A luta teve início em novembro de 2015, na época o governo federal sancionou uma lei de combate ao bullying nas escolas e definiu que esta prática consiste em “atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente, por um indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima”.

A partir disso, uma lei acaba de ser sancionada e determina a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução do problema, assim como a orientação de pais e familiares, para identificar vítimas e agressores.

Lei anti-bullying

Agora as escolas deverão adotar medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente a “intimidação sistemática (bullying)”.

O texto acrescenta à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dois artigos segundo os quais:

  1. Caberá às instituições de ensino “promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas”;
  2. As instituições deverão adotar “ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas”.

“No momento fundamental de formação, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de incorporar valores, aprender sobre igualdade e construir novas estratégias de se relacionar com o outro e com a sociedade, longe da violência”, afirmou o ministro o direitos humanos, Gustavo Rocha.

O impacto no comportamento e saúde

“A pouco tempo atrás, falar em “punição” em escolas era um tabu, mas depois de tanta violência moral ocorrendo progressivamente, uma “prevenção federal anti-bullying” foi instituída e vira método dentro do ambiente educacional. É um progresso”, explica o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Equipe Comportamento e Saúde (G1)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0