Aprenda a relaxar e evite a ansiedade

Aprenda a relaxar e evite a ansiedade

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Quando estamos presos em uma preocupação, motivos não faltam para a ansiedade. Mude o foco, orienta o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

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Coaching de pais: Chupeta

Vida intensa

Em períodos de grandes decisões, de agendas cheias, de falta de tempo e excesso de tarefas é comum o desenvolvimento da ansiedade. A ansiedade proveniente destes excessos que tiram de nós a oportunidade de viver tranquilamente e conseguir usufruir do momento presente aproveitando todas as nuances da experiência.

Uma conversa apressada ao telefone, a falta de atenção para nossos filhos (ou pais), a dificuldade em identificar o que nos faz mal, nos impedem de prestarmos atenção ao que realmente é importante: nosso bem estar.

Respirar é relaxar

Assim como respirar, a vida leva e traz dificuldades, obstáculos, períodos bons e momentos ruins. Quando enchemos nossos pulmões de ar, temos os benefícios do oxigênio entrando e nutrindo todas as nossas células. Quando soltamos o ar e esvaziamos os pulmões, expelimos toxinas e abrimos espaço para um novo ar entrar.

Para relaxar todos os dias, e não somente nas férias, preste atenção à sua respiração. Quando estamos ansiosos, a tendência é respirarmos de forma curta, não possibilitando ao organismo absorver o oxigênio necessário.

Pare alguns momentos durante o dia, principalmente em períodos de maior agitação, e respire durante 2 ou 3 minutos. A respiração deve ser profunda, suave e longa. De preferência, a respiração deve ser abdominal, enchendo o abdômen quando inspiramos e esvaziando-o completamente quando expiramos. Se você preferir, feche seus olhos e perceba somente a respiração e os batimentos de seu coração ficando compassados.

São 2 ou 3 minutos que fazem toda a diferença. Experimente e se abra a uma nova experiência de relaxamento.

Equipe Comportamento e Saúde (Dra. Daniele N. Tubini)

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