Psicanálise

Psicanálise

my-portfolio

"A psicanálise ainda é uma ferramenta muito poderosa de auto-conhecimento", afirma a Dra. Daniele. N, Tubini, psicóloga.

Inteligência de cães é equivalente a de crianças de 2 anos
7 sinais de que você está com esgotamento mental
Coaching de Pais: Síndrome de Down

Psicanálise

Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana, que tem origem na Medicina e que foi desenvolvida por Sigmund Freud, médico que se formou em 1881, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:

  1. Método de investigação do psiquismo e seu funcionamento;
  2. Sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
  3. Método de tratamento caracterizado pela aplicação da técnica da Associação Livre.

Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia; a psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.

Medicina, Psicologia e Psicoterapia

Em linguagem técnica, o termo ‘Psicologia’ refere-se à ciência que favorece as ciências médicas e de saúde, enquanto que a ‘Psicoterapia’ refere-se ao uso clínico do conhecimento obtido por esta ciência que estuda o comportamento e os processos mentais.

Informalmente, costuma haver confusão entre os termos ‘Psicoterapia’ e ‘Psicanálise’, sendo que a ‘Psicoterapia’ refere-se ao trabalho clínico baseado no corpo da ciência da Psicologia, e ‘Psicanálise’ refere-se exclusivamente às teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud.

‘Psicoterapia’ é, assim, um termo mais abrangente, englobando todas as linhas teóricas-científicas com métodos e resultados da Psicologia Moderna.

Clínica de Comportamento e Saúde (11) 4 3 6 7 . 4 3 5 3

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos tratamentos

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0