Psicomotricidade

Psicomotricidade

my-portfolio

"Uma psicomotricidade saudável na primeira infância é fundamental para a criança", afirma o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Coaching de Pais: Sono
16 maneiras de criar vínculo com as crianças
Meu filho não me respeita e agora?

Psicomotricidade

A psicomotricidade é o estudo da relação entre o mente e o corpo, por isso foca nas atividades que desenvolvem a motricidade, tendo em vista a relação da criança com seu organismo através da percepção de si, do conhecimento corpo e o seu domínio sobre ele.

A estrutura da educação psicomotora é fundamental para o processo de aprendizagem.

Durante este processo de desenvolvimento da criança diversos aspectos são cognitivamente incorporados pouco-a-poco, sendo um deles a psicomotricidade cujo elementos básicos são frequentemente utilizados, como: o esquema corporal, a lateralidade, a orientação espacial, a orientação temporal e a pré-escrita.

A má constituição do desenvolvimento psicomotor pode acarretar em futuros problemas na escrita, leitura, direção gráfica, discriminação de letras, ordenação de sílabas, abstração (matemática), análise gramatical, entre outros. Um exemplo, é a disgrafia, usualmente chamada de “problema da letra feia”, é um dos distúrbios avaliados pelo Psicomotricista, que acontece devido a incapacidade da criança de recordar a grafia das letras ao escrevê-las.

O processo capaz de resolver estes problemas chama-se Avaliação Psicomotora, nele este distúrbio pode ser identificado, avaliado e corrigido.

Clínica de Comportamento e Saúde (11) 4 3 6 7 . 4 3 5 3

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0