Rir faz bem ao coração e desestressa

Rir faz bem ao coração e desestressa

my-portfolio

"Alegria verdadeira é acompanhada de riso e esse sim, é o melhor remédio quando o assunto é estresse", afirma o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Mãe pune filha pelo bullying e dá exemplo
Coaching de Pais
Meu filho não me respeita e agora?

Rir é saúde

É claro que quando estamos descontraídos e surge um bom motivo que nos faz dar uma boa risada (daquelas gostosas que a gente até chora) é sinônimo de alegria e bem estar. A novidade agora, é a afirmação dos especialistas que declaram que rir, além de aliviar o estresse também é responsável pelo aumento da circulação sanguínea.

Veja a posição da Dra. Vivienne Halpern, da Sociedade Americana de Cirurgia Vascular:

  • “Rir aumenta a circulação sanguínea, aprimorando também as funções do sistema vascular. A redução do estresse é especialmente benéfica para os hipertensos”;
  • “Rir diminui as taxas de hormônio relacionados ao estresse (cortisol, epinefrina, dopamina e hormônio do crescimento), aumentando os níveis de endorfina e de neurotransmissores. O resultado disso é um sistema imunológico mais forte e uma redução dos efeitos físicos do estresse”.

Psicologicamente correto

Já o especialista em saúde mental, Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde) alerta que:

  • “Apenas rir pelo simples fato de rir (sem motivos), é um processo mecânico e artificial que não produz o mesmos resultados científicos”;
  • “Saber lidar com bom humor com os acontecimentos cotidianos é uma capacidade que nem todos tem, por isso é importante tentarmos ver os dois lados da moeda, o lado bom e ruim de cada situação. Com certeza, ao aprendermos a focar o lado bom da situação, o nosso nível de estresse diminuirá”;
  • “Mas é importante deixar claro que, não basta sair rindo de tudo sem tratar as causas do estresse, neste caso o riso serviria apenas como um paliativo temporário, pois as causas da pressão ainda continuariam agindo na mente”.

Equipe Comportamento e Saúde (SACV)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0