HomeEstresse

O estresse é um antigo “inimigo” do homem

O estresse gera excesso hormonal e esta é uma combinação nociva ao ser humano, levando-nos ao conhecido Burn Out", alerta o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

É comum sentir o peso do estresse na pele
Rir faz bem ao coração e desestressa
Estresse favorece surgimento de doenças evitáveis

Um “antigo” mal necessário

O estresse é nosso conhecido desde as eras mais primitivas, afinal era o responsável por nossas reações agressivas de sobrevivência perante uma situação de perigo iminente.

É através da constatação do perigo feita pela consciência (mente) que faz com que o cérebro acione o organismo para produzir os hormônios necessários para lutar ou para fugir.

Segundo a OMS, o estresse e suas variações atingem aproximadamente 90% da população do planeta e é acionado em diversas situações de pressão:

  • quando temos uma entrevista de emprego,
  • quando pegamos um horário de rush no trânsito;
  • quando nosso chefe nos cobra pelas metas;
  • e até mesmo em nossos relacionamentos afetivos quando “pulamos a cerca” ou esquecemos o dia de aniversário de namoro;
  • etc, etc, etc.

Perigoso em excesso

Segundo o Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde), este mecanismo do estresse foi e ainda é muito importante, mas pode ser o nosso vilão também. “A relação mente-que-detecta-o-perigo e cérebro-que-libera-adrenalina-e-cortisol é o responsável por uma sobrecarga de hormônios, afinal nem sempre é possível se eliminar este excesso hormonal e por isso esta é uma combinação nociva ao ser humano, levando-o à uma falência psíquica e orgânica conhecida como Burn Out”, conclui o especialista.

Equipe Comportamento e Saúde

 

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0