O pico de estresse é terrível, a mente fica acelerada. Pressão, confusão, taquicardia e medo são figuras presentes, ressalta a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga.
O estresse deixa o sistema imune em risco
É relacionado ao estresse o caráter prejudicial do sistema imunológico (responsável por defender o corpo da proliferação de células cancerosas, vírus ou bactérias). Segundo Ana Maria Rossi, (psicóloga e presidente do Isma Brasil), o principal contratempo relacionado ao estresse é que ele prejudica todo o sistema imunológico, responsável por defender o corpo da proliferação de células cancerosas, vírus ou bactérias. Veja a posição da especialista sobre o estresse:
- “Quando isso acontece, ficamos vulneráveis a qualquer tipo de problema: desde uma simples alergia até um câncer”,
- “Muitas vezes as pessoas vão ao médico e escutam ‘é só estresse’. Mas tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde precisam perceber que esse quadro pode levar a graves consequências”.
É uma força poderosa que exige muito da nossa energia
O que acontece numa situação de estresse é que algo que não esperávamos (ou que não gostaríamos que acontecesse) acaba ocorrendo, em seguida a mente identifica o problema e o cérebro prepara o corpo para uma reação. É algo tão automático, quanto dirigir e trocar de marcha enquanto atende-se o celular, explica o Dr. Sandro Tubini, “Todos nós já passamos por um evento estressante, uma situação desagradável e inesperada que realmente nos desequilibra. A necessidade de energia se torna elevada e é exatamente quando atinge-se este limite que abrem-se as portas para as doenças oportunistas”.
Equipe Comportamento e Saúde
COMMENTS