É através do brinquedo que a criança se expressa emocionalmente e aprende a se relacionar com o mundo, explica a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga.
O verdadeiro valor da brincadeira
Com toda a certeza do mundo é possível afirmar que todas as pessoas gostam de brincar de uma forma ou de outra, mas poucas pessoas sabem (com exceção dos letrados em psicologia), que a brincadeira, além de boa diversão e de sinalizar a hora do lazer, é a grande linguagem da criança e por isso é através dela que conseguimos nos comunicar estabelecendo um contato, uma troca, uma conexão.
Além de todos os benefícios que as brincadeiras podem proporcionar, ela também representa uma motivação para o aprendizado e para a realização de tarefas. Para a Dra. Daniele N. Tubini (psicóloga e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde), “O brincar da criança está relacionado ao desenvolvimento de habilidades cognitivas como coordenação motora e raciocínio, assim como habilidades psíquicas, pois é através do brinquedo que a criança se expressa emocionalmente e aprende a se relacionar com o mundo.”
Nesta série de artigos sobre os brinquedos ideais para o desenvolvimento do seu filho até os 12 anos, a Dra. Daniele N. Tubini guiará as mães (as tias e as avós, também) num caminho que colaborará com cada fase de desenvolvimento e aprendizagem de seus pequenos.
Boa diversão!!!
Equipe Comportamento e Saúde
COMMENTS