Exercitar-se é muito benéfico para a gestante e o feto. Além da saúde física, a mulher sente-se muito bem com ela mesma, favorecendo sua auto-estima. Veja os 4 melhores exercícios.
Devagar e sempre
Atividades físicas compatíveis com a idade e o condicionamento da grávida são extremamente saudáveis. Tudo é definido pela adequação dos exercícios a este período tão importante para a mulher. Aquelas que já faziam alguma atividade anterior à gravidez, devem continuar a fazê-la. Claro que com adequações ao período da gravidez, a liberação do médico e o acompanhamento de um educador físico experiente.
Veja os exercícios amigos das grávidas:
Caminhada
O mais básico de todos os exercícios e o mais fácil de se adequar ao nosso cotidiano. A frequência indicada é durante uma hora, três vezes por semana.
- Benefícios: aumenta a circulação, a capacidade de respiração e favorece o controle do peso;
- Cuidados: hidratar-se sempre (já saia com a garrafinha de água à tiracolo), manter seus batimentos cardíacos entre 120 e 130 batidas por minuto e alongar-se no início e no fim da atividade.
Hidroginástica
É o favorito das gestantes, pois há a diminuição do peso corpóreo. O contato com a água é relaxante e o exercício tende a ser mais prazeroso.
- Benefícios: diminuição de cãibras e dores nas costas, além de fortalecimento muscular e prevenção hipertensão e varizes;
- Cuidados: sempre flexionar os joelhos durante os movimentos e atenção ao entrar e sair da piscina.
Ioga
É indicada para relaxamento através da meditação e das posturas físicas, diminuindo e evitando o estresse tão prejudicial à gestante e ao bebê em formação.
- Benefícios: aumenta o equilíbrio prejudicado da gestante, poupando a coluna de esforços, tonifica e amacia o assoalho pélvico, estimula a digestão, desacelera o sistema nervoso, eleva a taxa de oxigênio no sangue;
- Cuidados: há posturas contra-indicadas para cada período da gestação, sendo necessário um acompanhamento de um professor experiente.
Pilates
Sem impacto, os exercícios em aparelhos específicos trabalham o alongamento, a força e o equilíbrio.
- Benefícios: fortalecimento da região pélvica, melhora da postura, diminui as dores nas costas, trabalham a respiração e a musculatura abdominal;
- Cuidados: deve haver precaução em algumas posições de barriga para cima e exercícios dos músculos abdominais, principalmente a partir do 4o. mês de gestação, adequando-se os exercícios a cada período gestacional, saúde da gravidez e características próprias da gestante.
Equipe Comportamento e Saúde
COMMENTS