Para o ser humano, o pet canino, possui um caráter de enorme confiabilidade e amor, por isso é comum expormos nossa espontaneidade afetiva com eles", garante o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.
Petmania
Com o passar do tempo, todo dono de cachorro vai adquirindo algumas manias e também, claro por influência da convivência com o queridinho, algumas delas são pontos comuns entre a grande maioria de donos de pets. Afinal, “É um relacionamento que é construído entre duas criaturas e elas vão se expressar um com o outro da maneira que lhe é mais comum e amigável. Além do que, para o ser humano, o pet canino, possui um caráter de enorme confiabilidade e amor, por isso é comum para nós expormos nossa espontaneidade afetiva com eles”, garante o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.
Uma das coisas mais comuns que se ouve é que os cachorros parecem com seus donos, tanto em suas expressões como em suas manias, e quantas manias. O dono de cachorro é conhecido por ter hábitos peculiares, que vão sendo adquiridos com o passar dos anos e da convivência com o animal.
Há quem ache algumas práticas esquisitas, outras engraçadas, mas tudo é muito compreensível, afinal o dono de cachorro tem uma relação de amor e cuidado com o animal tão próxima que nada mais normal do que haverem manias. O melhor de tudo é que algumas delas são compartilhadas entre o humano e o animal. Confira algumas das manias que a maioria dos donos de cachorro acabam adquirindo:
Apertar o cachorro
Basta olhar as fotos das redes sociais: Todo cachorro tem pelo menos uma foto sendo espremido pelo seu dono. Agarrados no chão, no sofá, vendo TV. Adquirir essa mania é inevitável diante da gostosura de um abraço pet, mesmo que forçado. Todos os donos de cachorro tem um lado Felícia que acaba trazendo muita alegria – e muitos apertões – em momentos de diversão e cumplicidade.
Falar como se o cachorro fosse uma criança
“Quem é o bebezão do papai?”, “cadê o garotão da mãe?”, “olha quem chegou!”. Não adianta fugir nem dizer que não faz isso! Quem tem um bicho geralmente tem uma mistura de amigo, filho e protetor e acaba falando com seu cachorro como se fosse uma criança. Da mesma forma que os pais falam com seus bebês fazendo vozinha de criança, uma coisa leva à outra.
Essa é uma das cenas mais bonitas de amizade e companheirismo entre as pessoas e os animais, pois é um amor que não exige nada em troca, totalmente desapegado de cobranças e de julgamentos. O dono de cachorro pode falar com seu bichinho e pode ter suas manias sem medo de serem mal interpretados e os cães simplesmente adoram. Nada mais bonito que ver um olhar brilhando e o rabinho abanando efusivo diante dessa demonstração de carinho tão comum.
Dormir agarradinho
Uma das manias mais gostosas e que os cachorros adoram é essa: dormir agarradinho com seus donos. Qual o animal que não adora pular na cama ou no sofá e se aninhar da forma mais impossível que conseguir? O calorzinho e aconchego não são desperdiçados e eles são, muitas vezes, uma excelente companhia em frente à TV.
Cheirar barrigas
Pode parecer estranho, mas acredite: cheirar barriga é uma mania dos donos de cachorro, especialmente quando são filhotes. As barrigas redondinhas e macias são convidativas a um cheirinho e infinitos beijos. Nesse caso, não há nada que comprove que os cachorros gostem do agrado, mas eles não costumam reclamar. Pelo contrário, brincam com seus donos durante e depois de receber cheirinhos na barriga.
Desabafar e filosofar com seu bicho
A máxima de que o cão é o melhor amigo do homem talvez explique uma das manias mais comuns que donos de cachorro possuem. Em momentos de confidência ou tristeza, e até mesmo alegrias, os cachorros já provaram ser excelentes ouvintes. Eles não reclamam, não contestam. Ouvem caladinhos, de olhos atentos e orelhas levantadas, os segredos e desabafos do seu amigo e sempre oferecem carinho para ver o dono melhor. Sendo peças muito importantes para ajudar o dono.
A melhor parte da mania de contar segredos ao seu cãozinho ou filosofar a respeito de suas angústias ou crises existenciais? Ter a certeza que ele nunca alguém saberá.
Sentir nariz gelado
Esse hábito tem mais de uma razão. A primeira delas é que o focinho úmido é sinal de saúde, então quem é dono de cachorro eventualmente o tocam para sentir se seu amigo está com sinais de algum mal estar. A segunda razão é que eles insistem em cutucar seus donos com o focinho, encostando-o para demonstrar carinho ou chamar atenção. Então os donos acabam se acostumando a ganhar algumas fungadas de focinho gelado de seu companheiro.
E você? Quais suas manias de dono de cachorro? Compartilhe conosco nos comentários.
COMMENTS