"Uma emoção tão prazerosa e intensa como a felicidade deveria ser muito mais frequente em nossas vidas. Busque-a mais vezes", incentiva o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.
Emoções à flor da pele
“Aperto no peito”, “frio na barriga” ou “cabeça quente”. Quem nunca usou essas expressões para traduzir uma emoção que estava sentindo?
É claro, a sabedoria popular já sabia que as emoções causam alterações físicas, mas faltava saber exatamente qual emoção afeta tal parte do corpo e foi isto que foi descoberto. Veja abaixo o diagrama dos sentimentos e seu correspondente no organismo:
Emoções por todo o corpo
As emoções ligadas à excitação, como raiva ou felicidade, proporcionaram ativação e calor dos membros superiores, enquanto que as emoções que indicam um estado de depressão ou tristeza, são relacionadas à menor atividade dos membros inferiores.
Curiosidade 1: A emoção de desgosto ficou concentrada na garganta e no sistema digestivo.
Curiosidade 2: A felicidade foi a única emoção associada com calor e ativações no corpo inteiro.
As emoções, claro, provocam alterações hormonais, como por exemplo o aumento do cortisol que é o hormônio relacionado ao estresse. “(As emoções) quando prolongadas, são responsáveis por outras doenças, como transtornos mentais e diabetes”, explica a Dra. Alexandrina Meleiro, psiquiatra.
O impacto no comportamento e na saúde
As emoções podem também mudar a expressão dos genes de acordo como estudo da Universidade da Califórnia, que mostrou que as pessoas felizes, que vivenciam a emoção da alegria frequentemente, apresentam menos genes da inflamação do que as pessoas depressivas.
“A minha dúvida é uma só: você é feliz? Ora, uma emoção tão prazerosa e intensa como a felicidade deveria ser muito mais frequente em nossas vidas. É nossa obrigação termos um estilo de vida onde a alegria, o bem estar e a felicidade sejam presentes. Por isso cuide mais de você e se preocupe menos com os outros. Busque a felicidade mais vezes”, incentiva o Dr. Sandro Tubini, psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde.
Equipe Comportamento e Saúde (Folha)
COMMENTS