"Hoje em dia, o papel do psicólogo equivale ao que foi no passado, o médico da família", explica o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.
Psicoterapia
A psicoterapia é um tratamento médico reconhecido mundialmente e focado especialmente na saúde mental.
Por ser não-invasivo e por apresentar grandes resultados no estilo de vida e na saúde do cliente, ele é considerado um tratamento de alto nível e essencial no tratamento dos mais complicados distúrbios psíquicos e das principais patologias do cotidiano, que são: ansiedade, depressão, estresse, pânico, bullying, fobias, entre outros problemas tão comuns que nos acometem hoje em dia.
É a principal e a mais moderna linha de tratamento para qualquer assunto referente ao psiquismo e claro, pode ser associada ao tratamento medicamentoso, dependendo da gravidade do caso.
Objetivos deste tratamento
Os objetivos centrais da psicoterapia são:
- Restabelecer o funcionamento psíquico e o equilíbrio de ego do paciente;
- Dar suporte e assistência clínica durante o processo de crise aguda que acomete os pacientes;
- Proporcionar tranquilidade e confiança para o paciente poder suportar o sofrimento causado pelas doenças mentais;
- Permitir que o paciente compreenda as causas do que lhe acomete, para que possa recuperar ou desenvolver recursos psíquicos para lidar com suas dificuldades reincidentes, problemas do cotidiano, etc;
- Aprender novos meios de agir no mundo, redefinindo seus traços de personalidade;
- Solucionar problemas pontuais, bem como questões de cunho mais existencial.
A psicoterapia faz aquilo que os medicamentos não fazem. Ela estrutura a personalidade, desenvolve auto-estima, capacita a confiança e gera amor próprio, explica o Dr. Sandro Tubini, psicologo.
Por que fazer psicoterapia?
Medicina, Psicologia e Psicoterapia
Em linguagem técnica, o termo ‘Psicologia’ refere-se à ciência que favorece as ciências médicas de saúde, enquanto que a ‘Psicoterapia’ refere-se á prática clínica do conhecimento obtido por esta ciência que estuda o comportamento e os processos mentais.
Informalmente, costuma haver confusão entre os termos ‘Psicoterapia’ e ‘Psicanálise’, sendo que a ‘Psicoterapia’ refere-se ao trabalho clínico baseado no corpo da ciência da Psicologia, e ‘Psicanálise’ refere-se exclusivamente às teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud.
‘Psicoterapia’ é, assim, um termo mais abrangente, englobando todas as linhas teóricas-científicas com métodos e resultados da Psicologia Moderna.
Clínica de Comportamento e Saúde (11) 4 3 6 7 . 4 3 5 3
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos tratamentos
COMMENTS