"É só através do exame neuropsicológico que é possível fazer a integração entre a mente e as funções cerebrais", explica o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.
Exame Neuropsicológico
O Exame Neuropsicológico é uma avaliação qualitativa das funções mentais que correspondem diretamente à qualidade orgânica do cérebro, e por isso representa uma conexão importantíssima entre a mente e o cérebro.
Este exame corresponde à uma avaliação detalhada e objetiva das principais funções mentais e cognitivas, tais como: atenção, linguagem, percepção, raciocínio, abstração, afeto, habilidades motoras, visuo construção, aprendizagem, memória, processamento da informação, funções executivas e humor.
Por este motivo, esta minuciosa avaliação só pode ser efetuado por clínicas especializadas onde o neuropsicólogo é o único especialista capaz de nortear indicações terapêuticas (medicamentosas e/ou de reabilitação), com técnicas específicas aplicadas a distúrbios por déficit de atenção, com ou sem hiperatividade, déficit cognitivos e avaliação de distúrbios mentais, além das demências.
Exame Neuropsicológico, Demência e Alzheimer
Reabilitação Neuro-Cognitiva
O Exame Neuropsicológico nos casos de Demência e Alzheimer é o principal instrumento para diagnosticar o tipo e a intensidade dos distúrbios de atenção, memória e desempenho intelectual, permitindo acompanhar, em exames sucessivos, sua progressão rápida ou lenta.
Neurologia x Psicologia
A neuropsicologia é uma interface entre a psicologia na neurologia que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de déficits no funcionamento da mente e que podem ou não estar relacionadas à lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso e que cause alterações no comportamento e na cognição humana.
Esta nova área de atuação representa um avanço científico enorme e é responsável pela melhora da qualidade de vida de diversos paciente em todo o mundo.
COMMENTS