"Você não a vê, mas sabe que ela existe, pois ela aparece nos momentos mais importantes da sua vida", Sandro Tubini, psicólogo.
Eu, você e a Ansiedade
De todas as relações possíveis de serem combinadas, eu acredito que a relação do ser humano com a Ansiedade seja a mais complicada e a mais marcante de todas em nossa vida.
E isso ocorre por 2 motivos bem objetivos. O primeiro motivo é o fato de que, tanto o próprio eu quanto a própria ansiedade serem reais, existirem, serem perceptíveis, mas mesmo assim não é possível se ter uma noção clara da ação destes conceitos em nossas vidas.
E o segundo motivo se dá pelo fato de que, a ação destas duas variáveis é tão antiga em nossas vidas, tão antiga quanto nossa consciência, mas mesmo assim não temos grande facilidade e nem controle sobre elas.
Vejam só.
O Eu é o conceito psíquico mais trabalhado por psicólogos no mundo inteiro e é a partir do Eu que toda a identidade se desenvolve e promove suas preferências.
Assim, é a partir do que Eu que a pessoa passa a entender e refletir sobre suas necessidades. Por exemplo, ao pensar um pouco na própria vida é que as pessoas chegam algumas conclusões, como: eu preciso, eu quero, eu gosto, eu tenho, eu faço, eu compro,… enfim, o “eu” é o elemento que age e que “sofre” todas as ações e reações na vida, por isso, nada mais certo do que explanar sobre a ansiedade a partir deste referencial tão pessoal.
E por fim, vamos falar da tão popular Ansiedade, o chamado: mal do século.
O que quer dizer Ansiedade?
Entender isso fará com que você passe a enxergar a ansiedade com outros olhos. Olhos bem mais amigáveis, eu garanto. Então vamos conhecer a raiz de construção da palavra ansiedade, conforme abaixo:
ANSIEDADE = ANXIUS + DADE
ANXIUS é latim e remete à “mente perturbada”.
DADE é um sufixo (que vai no fim da palavra) usado em diversas palavras para definir uma situação (momento ou fase) e por isso se conclui que é passageiro. Exemplo: objetividade.
Enfim, ansiedade significa que a pessoa está num período onde sua mente está perturbada. Simples, não?
A relação entre o Eu e a Ansiedade
A ansiedade é relativa, no sentido de que, ela é maior ou menor, dependendo diretamente daquilo que meu “eu” traçou como meta e objetivos em minha vida.
Em outras palavras, a ansiedade está intimamente relacionada por nossas expectativas de futuro e claro, por quanto tempo e por qual trajeto, essas definições vão ocorrer para sair do ponto de partida até chegar ao ponto de realização.
“Assim, é normal que todos nós estejamos submetidos à ansiedade, desde o momento que traçamos um objetivo até a hora de conseguirmos realizar tal ideal”, explica a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga.
Por isso, é muito importante termos, calma e tranquilidade nas escolhas de vida, pois essas escolhas não podem ultrapassar a nossa capacidade de realização. O ideal é um dar um passo de cada vez.
Ansiedade (o que é)
Ansiedade: o que é, sintomas físicos e psicológicos e tratamento | Veja Saúde (abril.com.br)
Ansiedade (por idade)
Em que idade começa cada tipo de ansiedade ou fobia? | Super (abril.com.br)
Ansiedade (principais motivos)
Ansiedade (níveis)
Ansiedade (o que fazer)
A ansiedade e a Vontade
A ansiedade e a falta/necessidade
O tempo e a Ansiedade
A internet e a Ansiedade
Um tímido e a Ansiedade
Timidez aumenta a ansiedade? Entenda melhor sobre o assunto! (todateen.com.br)
Timidez e Ansiedade Social – Fãs da Psicanálise (fasdapsicanalise.com.br)
Um carente e a Ansiedade
(isto é uma cópia da internet)
A carência afetiva manifestada na ansiedade é um pouco mais complexa que a manifestada na segurança, já que envolve infinitas causas e circunstâncias. Normalmente, a pessoa tem um apego emocional excessivo com alguns de seus relacionamentos mais próximos e depende dessa pessoa para as mais diversas funções.
O que é carência afetiva? Sintomas, tratamento, consequências e mais! (sonhoastral.com)
O tempo e a Ansiedade
COMMENTS