HomeAnsiedade

Ansiedade é a provável causa da enxaqueca

Praticamente 100% dos casos de pessoas que possuem crises de enxaqueca são pacientes de Ansiedade e de Estresse, confirma o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Os mitos e verdades a respeito da longevidade
Noctúria acorda 1 a cada 5 homens
Vida sexual ativa é a verdadeira fonte da juventude

Dor de cabeça x Enxaqueca

Uma combinação psíquica e genética são as responsáveis pela dor insuportável que afeta 1 em cada 8 mulheres. É que afirma a pesquisa britânica da Universidade de Oxford e encabeçada pelo pesquisador Zameel Cader, que destaca a existência de um gene chamado Tresk, que apresenta mal funcionamento em determinadas circunstâncias.

Complementando esta informação, a Sociedade Brasileira de Cefaléia (SBCe) destaca a importância da Ansiedade como uma das causadoras da enxaqueca. “O sintoma de preocupação excessiva e antecipação de problemas esteve presente em 88% dos pacientes com enxaqueca, e o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada afetou 50% das pessoas com enxaqueca”, explica o neurologista Mario Peres.

Ele explica que, quando o ser humano responde às sensações de estresse, o organismo fabrica substâncias de defesa (corticoides e adrenalina disparadas em momentos de ansiedade, estresse, pânico ou fobias), e que neste caso aquelas substâncias que promovem o bem-estar e que analgésicas não são fabricadas, por isso a nos ocorre a dor.

O impacto no comportamento e na saúde

  1. “No ambiente clínico, praticamente 100% dos casos de pessoas que possuem crises de enxaqueca, são pacientes de ansiedade e de estresse, o que deixa claro uma relação causal entre as questões mentais e a enxaqueca”;
  2. “Para os pacientes tratarem a crise é essencial um neurologista que indicará um medicamento, mas para evitar a causa da ansiedade é fundamental iniciar um tratamento psicoterápico”, confirma o Dr. Sandro Tubini, psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0