HomeEstresse

Relaxe no dia-a-dia e amenize o impacto do estresse

Hoje em dia não há mais espaço para erros e isto já se torna o principal motivo de estresse. Faça algo para relaxar, afirma a Dr. Sandro Tubini.

16 motivos que explicam seu cansaço
Estresse é gatilho para o infarto
Rir faz bem ao coração e desestressa

Mistérios da mente

Você já percebeu que tem dias em que sair de casa para trabalhar debaixo de chuva nos deixa extremamente irritados e em outros dias, não? Este tipo de “mistério da mente” foi motivo de estudo sobre Estresse pelo Dr. Robert Epstein (doutor em Psicologia pela Universidade Harvard) e nele a conclusão é importantíssima para nosso dia-a-dia.

Ele explica que a relação que estabelecemos com eventos estressantes é variável (depende da forma que vemos) e por isso é possível enfrentá-los com serenidade.

Aprendendo com o próprio estresse

Aprender a evitar que situações externas nos tire do sério é um comportamento que pode ser aprendido com o desenvolvimento de três conjuntos de habilidade ou “competências”, como o Dr. Epstein denomina. São elas:

  • Percepção das fontes de estresse;
  • Práticas de relaxamento;
  • Atenção aos pensamentos e
  • Planejamento do futuro imediato.

É claro que desenvolver estas competências exige que: você esteja atento às situações que o deixam ansioso e de que maneira você é afetado, e provavelmente não será uma tarefa tão simples de se conseguir executar no dia-a-dia, especialmente se você não for um cientista e tiver metas para cumprir no trabalho. Não é mesmo?

O impacto no comportamento e na  saúde

“1. A questão central é que o corre-corre nos impede de termos tempo para nós mesmos, pois nosso foco está sempre direcionado para alguma atividade, por isso não espere que você consiga fazer tudo sozinho”;

“2. Lembre-se que num mundo como o nosso, onde não há espaço para erros. Só este detalhe já se torna o principal motivo/causa de estresse”

“3. É fundamental que você tenha tempo para relaxar durante a semana. Você se renova e ganha pique”, explica  Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da capital paulista).

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0