HomeEstresse

4 maneiras de usar o estresse a seu favor

Se você não quer sentir o gosto do desapontamento, respire fundo e veja o quanto já conquistou, aconselha o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

4 dicas para diminuir o estresse no trabalho
Parar de fumar diminui o estresse e a depressão
Estresse favorece surgimento de doenças evitáveis

O estresse pode ser positivo

Se o estresse é um  mecanismo natural de todo ser humano que prepara nossa mente e corpo para lutar ou fugir, ou seja, para se proteger e lidar com o perigo, porque não utilizarmos este mecanismo de defesa a nosso favor? Veja 4 dicas para aproveitar esta força potente fabricada por nós mesmos.

1. Não alimente emoções negativas

Parece óbvio e fácil, mas quanto mais nós pensamos em determinado problema, mais importância ele terá para nós. E gerará um sentimento de preocupação que consumirá nossa energia. Dedique a energia para a solução do problema. E se não tiver solução imediata, dedique a energia para outros sentimentos que satisfaçam você. Pode ser seu relacionamento, seu trabalho ou cuidados com você próprio.

2. Olhe para as mudanças como desafios

Sentir-se ameaçado cada vez que há alguma mudança ou alteração da rotina, nos torna vulneráveis à ansiedade e preocupação. E não nos deixa tomar decisões para a resolução do problemas, ficamos emperrados. Os problemas trazem novas possibilidades de aprendizado e evolução mental. Considerar os problemas como desafios nos traz a dose de motivação para vencê-los e fortalecem, assim, nossa confiança em nós mesmos.

3. Dedique um tempo para você

Trabalhar puxado, resolver problemas em casa, administrar a falta de dinheiro… tudo isso gera sentimentos de estresse que são melhores suportados se há uma pausa nos períodos de mais atividade. Vale fazer qualquer coisa que te dê prazer, uma caminhada, brincar com seu filho, passear com o cachorro ou se exercitar na praça. Fazer um esporte também ajuda.Esta pausa faz com que a perspectiva sobre os excessos seja alterada, pois teremos a certeza da recompensa depois de um dia longo de atividades.

4. Não dê importância para fracassos

Quando um negócio ou um objetivo seu não dá certo, a tendência é aparecerem sentimentos de derrota e incapacidade. A revolta é tão grande que perdemos o foco de nossas habilidades e nos prendemos onde nós erramos. Use sua energia para identificar o que deu errado e começar de novo, mas desista. Cada tropeço ou fracasso, é uma forma de aprendizagem para recomeçarmos com mais sabedoria. O sucesso nada mais é do que uma sucessão de fracassos temporários.

Impacto no comportamento e na saúde

“Estamos acostumados a culpar nossos problemas pelo estresse que passamos no dia a dia. Mas os problemas não são a causa do estresse e sim a nossa percepção dos acontecimentos. Podemos perceber um evento como trágico e ele pode nem ser tão grave assim. Precisamos estar atentos aos significados e às emoções que despertam em nós os acontecimentos de nossa vida, para então entendermos o porque deste tipo de reação e daí alterarmos o nosso comportamento e a forma de lidar com os problemas. Saber utilizar o estresse a nosso favor é parte de dominarmos a nós mesmos e auto-conhecimento é equilíbrio”, complementa a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0