HomeTratamentos

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

"A terapia cognitiva-comportamental é outra linha para o restabelecimento da função mental", apoia Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Psicanálise
Reabilitação Neuro-Cognitiva
Terapia de Casal

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A Terapia Cognitivo Comportamental é um sistema de psicoterapia dos mais recomendados pelos profissionais da saúde (psiquiatras e psicólogos) e esta projeção começou a acontecer no Brasil com mais intensidade a partir da década de 90.

Esta linha psicológica de tratamento foi criada e desenvolvida por Aaron Beck. Este seu modelo cognitivo de tratamento de psicopatologias compõe um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas baseadas diretamente para uma forma moderna de tratamento mental e é comumente usada para complementar outras formas de tratamento psiquiátrico.

Como funciona?

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) baseia-se na hipótese de vulnerabilidade cognitiva do paciente como um modelo de transtorno emocional. Assim visa:

  1. Identificar a base dos transtornos psíquicos, que compuseram interpretações e representações mentais em sua memória de vida, mas que foram prejudicadas pelos transtornos de processamento de informações: os esquemas mentais;
  2. Reconstruir na mente do paciente os padrões de funcionamento mental, proporcionando uma reação em cadeia de transformações perceptuais que serão capazes de proporcionar novas respostas psíquicas, emocionais e comportamentais;
  3. Reestruturar cognitivamente o paciente – a partir de uma conceituação cognitiva de seus problemas objetiva devolver maior flexibilidade mental a fim de promover mudanças nas emoções, pensamentos e comportamentos;
  4. Atuar diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover seu aumento de percepção sobre si, sobre os outros e sobre a vida.

Método da Terapia Cognitivo-Comportamental

A terapia cognitivo-comportamental possui tanto técnicas da terapia cognitiva como da terapia comportamental, tendo demonstrado ser uma das técnicas mais eficazes no tratamento de vários transtornos como depressão e esquizofrenias.

Sua abordagem é estruturada, mas apóia-se em uma relação colaborativa entre o profissional (psiquiatra ou psicólogo) e o paciente, na qual ambos têm um papel ativo durante o processo psicoterápico.

Objetiva não apenas a resolução dos problemas imediatos do paciente, mas principalmente dotá-lo de um novo repertório comportamental, com novas técnicas e estratégias cognitivas para proporcionar uma transformação funcional em sua forma responder e de agir na vida.

Clínica de Comportamento e Saúde (11) 4 3 6 7 . 4 3 5 3

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos tratamentos

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0