HomeFamíliaGravidez

De volta à boa forma em tempo certo

A mulher que possui estilo de vida voltado à saúde vai manter este foco no pós-parto e assim, será apenas questão de tempo para seu corpo voltar ao normal, afirma Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga.

Guia da gravidez
Brincadeira “da hora” para bebês de 4 a 6 meses
Amamentação é garantia de saúde ao bebê

Boa forma sempre

Todas as mulheres lutam para manter a boa forma, seja com exercícios ou com dieta e é sempre um dilema quando elas pensam em engravidar, por isso alguns fatores são determinantes para que seu corpo volte à antiga forma depois da gravidez.

Afinal numa época com tantas exigências estéticas muitas dúvidas, medos e desconfortos surgem: quanto tempo vou ter meu corpo de volta?

Veja os fatores que influenciam no tempo que o corpo demora para voltar à antiga forma:

  • Controle do peso na gravidez – Engordar menos durante a gravidez é um fator decisivo para voltar à forma com mais rapidez. A rotina de exercícios antes e durante a gestação e o tipo de dieta influenciam o prazo;
  • Amamentação – Durante esse período, o gasto calórico com a amamentação corresponde a um treino em capacidade moderada de esforço, além do organismo da mãe liberar uma série de substâncias que estimulam os órgãos ao seu estado pré-gravidez;
  • Exercícios pós-parto – O prazo para voltar aos exercícios é de, em média, um mês para cesárea e duas semanas para parto normal. Sempre com acompanhamento médico para definição do prazo melhor para sua individualidade;
  • Genética – Sua individualidade biológica fará seu corpo responder diferente do corpo de outras mulheres. Foque no que dá certo para você no que diz respeito a alimentação e exercícios.

Impacto no comportamento e na saúde

A preocupação da mulher pós-parto ainda vai estar voltada à sobrevivência do bebê, mas o bem estar da mãe também tem seu lugar de destaque. “A mulher que tem um estilo de vida e comportamentos voltados à sua saúde desde antes da gravidez, vai levar este estilo também no pós-parto e assim, vai saber que é questão de tempo para seu corpo voltar ao estado anterior à gravidez. E aquelas mulheres que não adotaram este estilo, essa é uma hora perfeita para investir nas mudanças necessárias, afinal de contas ela vai ser um modelo para o filho. E alterando seu estilo de vida, também vai consequentemente, diminuir a ansiedade tão natural deste período”, explica a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde.

Equipe Comportamento e Saúde (Boa Forma)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0