As melhores formas para se combater a ansiedade

HomeSaúdeAnsiedade

As melhores formas para se combater a ansiedade

"A psicoterapia proporciona a diluição da ansidade, a remissão medicamentosa, o desenvolvimento da personalidade e a recuperação da auto estima", completa o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

Hoje em dia é comum você ter sintomas de ansiedade
Contra ansiedade e pânico psicoterapia usa de compaixão
15 dicas para controlar a ansiedade

Você contra a ansiedade

Medo sem motivo, insegurança, suor frio, taquicardia, sensação paralisante e angústia sem causa definida, esses são os sintomas mais comuns da ansiedade. Essa doença psíquica é caracterizada pelo sentimento de incapacidade de resolver os problemas mais simples e leva o nome de transtorno de ansiedade generalizada. Os tratamentos são pautados em remédios ansiolíticos, mas mudanças de hábitos podem sozinhos curar o problema.

Submeta-se à psicoterapia

É claro que a ansiedade está em nossa raiz genética, pois ela é um mecanismo natural para enfrentamento de problemas, mas também é resultado de eventos traumáticos ou conflitos contínuos da vida que precisam ser tratados. É um erro investir em tratamentos que focam apenas nos sintomas físicos e não na origem da ansiedade. Por isso a principal linha de tratamento é a psicoterapia.

Hoje em dia, o psicólogo, é o especialista capaz de resolver este problema e o seu trabalho pode ser acompanhado de um psiquiatra, quando o nível de ansiedade é incapacitante e uso de medicamentos se torna inevitável.

É através da psicoterapia que se tem a oportunidade de verbalizar seus problemas, conflitos e medos, onde o psicólogo poderá tratar o problemas e propor mudanças em seus padrões de pensamento. Esse processo também é chamado de autoconhecimento, acredita-se que quanto mais conhecermos de nós mesmos melhor podemos lidar com nossos transtornos, inclusive o da ansiedade. Nesse tipo de tratamento, o paciente é o principal agente da cura.

A psicoterapia proporciona a diluição do problema, a remissão medicamentosa, o desenvolvimento da personalidade e a recuperação da auto estima, completa o Dr. Sandro Tubini, psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde.

Sentir ansiedade em algum momento do dia ou da semana é normal. Pode ser a preocupação com algo que está para acontecer. O nervosismo que antecede uma apresentação em público. A expectativa de receber o resultado de um exame.

O que não é normal e traz muitos prejuízos é quando a ansiedade se torna exagerada, impedindo a pessoa de lidar com atividades cotidianas. Se esse quadro persiste há mais de seis meses o recomendado não é remédios logo de cara e sim a terapia.

Cuide de seu corpo

Está mais do que provado que a prática de exercícios físicos é uma ótima maneira de lidar com a ansiedade. Uma boa caminhada 3 vezes por semana, por pelo menos meia hora, é um santo remédio não somente para quem sofre de ansiedade, mas também para garantir a saúde completa do organismo.

A prática de exercícios físicos faz com que sejam liberadas toxinas e a produção dos hormônios que dão sensação de felicidade. O resultado é relaxamento natural e sensação de prazer.

Para sua caminhada ter mais efeito siga as seguintes orientações:

  1. Mantenha regularidade de dias e horários. É o hábito que leva aos benefícios e à cura;
  2. Procure ambientes calmos próximos à natureza, como praias e parques arborizados;
  3. Use o momento da caminhada para ouvir uma música relaxante;
  4. Hidrate-se;
  5. Use o momento para meditar, pensar, questionar, conversar com seu eu;
  6. Você deve se identificar com algum tipo de exercício, quer seja natação, caminhada, andar de bicicleta, dançar entre várias outras opções. O importante do processo é se ocupar e não se preocupar.

Faça atividades relaxantes

Algumas dentre tantas opções são:

Yoga – A Yoga é muito mais do que a prática de um exercício como também uma ideologia de vida em que é aprendido a controlar a mente e o corpo por meio de um conjunto de técnicas respiratórias, posturas corporais e meditação.

Muito eficaz e benéfica para fortalecimento e equilíbrio, a Yoga é uma boa opção. Além do relaxamento, promove o aumento da flexibilidade, ajuda a fortalecer os músculos, proporcionando um aumento da vitalidade e, consequentemente, maior controle sobre o estresse.

Acupuntura – Essa é uma técnica da medicina chinesa capaz de eliminar dores. Ela é feita por meio da aplicação de agulhas esterilizadas em pontos específicos do corpo.

Deve-se ter em mente que a acupuntura difere de pessoa para pessoa e não necessariamente funciona para todos. Entre os benefícios da prática estão:

  1. Sensação de tranquilidade
  2. Diminuição de dores específicas
  3. Reduz o potencial de ansiedade
  4. Trata diferentes problemas de saúde ao mesmo tempo

Florais de Bach – Criados na década de 30, consiste em usar diferentes tipos de plantas e essências de flores para lidar com diferentes estados da mente como o medo, a incerteza e a solidão.

Para casos de ansiedade, os Florais de Bach visam o indivíduo em primeiro lugar, e não o transtorno em si. Agem na causa dos sintomas, buscando restaurar o equilíbrio da mente.

Enfim, a ansiedade é um estado psíquico e mental que deve ser tratado. Além de consultas médicas, psicoterapia ou métodos alternativos, uma maneira de combater a doença é buscar uma vida saudável, com alimentação equilibrada, contato com a natureza, atividades físicas e opções de lazer.

Tenha calma e procure ajuda. Utilize como inspiração o desejo de ter uma vida digna e equilibrada, ela é possível, só depende de você.

Equipe Comportamento e Saúde (Nursing)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0