HomeAuto estima

A diferença entre o otimista e o pessimista

Otimista versus Pessimista Convivemos com um velho comportamento que tem um enorme prazer de complicar o nosso cotidiano e ele se chama pessimismo. É

Mentira compulsiva é problema que tem solução
Você dá o “melhor de si” em sua vida?
Do que você precisa para ser feliz?

Otimista versus Pessimista

Convivemos com um velho comportamento que tem um enorme prazer de complicar o nosso cotidiano e ele se chama pessimismo. É aquele mórbido estado de espírito contrário ao otimismo, e que insiste em olhar a vida sempre pelo lado agourento do mundo dos adultos.

O pessimismo não tem líderes. Trata-se de um movimento individual com uma forte disposição mental e emocional de encarar a vida e de sempre esperar dela o pior, com o desejo de “azedar” o nosso cotidiano, seja na empresa, na escola, na família, nas relações amorosas, etc.

Na filosofia refere-se às doutrinas adeptas da supremacia do mal sobre o bem, que adotam atitudes de escapismo e imobilismo. Manifesta-se através de um sentimento ruim, que pode sobrepor às coisas boas da vida, entre elas: alegria, amizade, solidariedade e parceria. Essa é uma visão que insiste em minar qualquer possibilidade de resultado positivo de felicidade individual e coletiva.

A vida com seus altos e baixos impõe uma série de obstáculos, esperando soluções aos nossos desafios. Aliás, se tiver um ou mais pessimista em nossas relações, as dificuldades irão ficar mais pesadas para se resolver, ele acredita – que tudo vai dar errado – e quer nos contaminar com esse pensamento em relação à vida e ao mundo.

O pessimista é portador de doses cavalares de ressentimentos, que acaba colocando a culpa nos pais, no cônjuge, no psicólogo, no médico, no patrão, no padre ou até mesmo em Deus ou nas divindades. Ele necessita de ajuda psíquica  e espiritual para curar a origem inconsciente dessa incredulidade.

A mente pessimista e a mente otimista

A diferença psíquica entre o pessimista e o otimista, é que o primeiro vê dificuldade em cada oportunidade e o segundo enxerga oportunidade em cada dificuldade e não sofre por antecipação por causa disso.

Por exemplo, o pessimista visita um amigo doente no hospital e comenta: “Ele está doente, acho que vai morrer. E o otimista visita o mesmo amigo e diz: “Segundo os médicos e a família ele está melhorando, fico feliz por isso.”

Portanto, o otimista não é uma pessoa que tenta “tapar o sol com a peneira”, desejando adiar as responsabilidades de resolver as coisas no presente para o futuro. E não utiliza métodos indevidos para tentar ocultar os problemas.

Mas não devemos acreditar que ser otimista é a solução “mágica” das adversidades. Juscelino Kubitschek tinha um lema sobre isso: “Otimista pode até errar, mas o pessimista já começa errado”. O ex-presidente enfrentou uma forte oposição ao construir Brasília, que foi erguida no meio do cerrado, em menos de quatro anos, a partir de uma concepção modernista de urbanismo e arquitetura.

O antídoto para o pessimismo é não sofrer por antemão ou ficar paralisado, deixando que o medo tome conta da nossa vida. O escritor Fernando Sabino tem uma constatação sagaz: “O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação”.

Equipe Comportamento e Saúde (ResilienciaMag)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0