3 padrões de personalidade que afetam sua auto-estima

3 padrões de personalidade que afetam sua auto-estima

my-portfolio

Independente dos traços de personalidade, a autoestima é baseada no auto respeito, fundamenta a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga.

Mãe pune filha pelo bullying e dá exemplo
Coaching de Pais: Vício em Games
Coaching de Pais: Sono

Personalidade x Auto estima

Os padrões de personalidade fazem com que tenhamos comportamentos diferentes e por isso afeta a auto estima de cada pessoa de maneira diferente, veja qual o seu perfil de acordo com os psicólogos da Universidade do Texas, que identificaram os três padrões de personalidade mais comuns entre as pessoas com baixa auto-estima.

O Fracassado. Sente-se incapaz de lidar com os contratempos do dia-a-dia. Não se acha responsável pelo que acontece em sua vida e age como se estivesse sempre esperando que os outros solucionem os seus problemas.

O Impostor. Comporta-se como se fosse feliz e bem resolvido, mas em seu íntimo vive com medo de falhar e de ser desmascarado. Necessita de vitórias constantes para manter a máscara de auto-estima elevada.

O Rebelde. Age como se não se interessa-se pela opinião de outras pessoas, principalmente as bem sucedidas. Culpa os outros pelos seus próprios problemas e vive insatisfeito ou raivoso por não se achar bom o suficiente para nada.

O impacto no comportamento e na saúde

Veja a posição do Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde):

  1. “A questão da auto estima é antiga e profunda, pois sua formação se dá inicialmente a partir de nossas experiências com nossos pais, o que significa que nosso conhecimento a esse respeito começa com eles e se eles também não tiverem uma auto estima equilibrada, já saímos em desvantagem”;
  2. “Nossa relação com nossa família-origem (pais e mães) influencia nosso futuro, mas não determina o que irá acontecer em nossa vida, pois podemos nos melhorar e nos transformar”;
  3. A auto-estima é ligada diretamente com o desenvolvimento de responsabilidade, que influencia diretamente nosso auto-respeito e nossa auto-confiança, que são fatores que compoem nossa auto estima”.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0