HomeFamíliaGravidez

De volta à boa forma em tempo certo

A mulher que possui estilo de vida voltado à saúde vai manter este foco no pós-parto e assim, será apenas questão de tempo para seu corpo voltar ao normal, afirma Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga.

Os filhos crescem, mas eu não vejo. Para onde eu olho?
Cães podem prever crise em diabéticos
Palmada educa? Pais devem conhecer consequências

Boa forma sempre

Todas as mulheres lutam para manter a boa forma, seja com exercícios ou com dieta e é sempre um dilema quando elas pensam em engravidar, por isso alguns fatores são determinantes para que seu corpo volte à antiga forma depois da gravidez.

Afinal numa época com tantas exigências estéticas muitas dúvidas, medos e desconfortos surgem: quanto tempo vou ter meu corpo de volta?

Veja os fatores que influenciam no tempo que o corpo demora para voltar à antiga forma:

  • Controle do peso na gravidez – Engordar menos durante a gravidez é um fator decisivo para voltar à forma com mais rapidez. A rotina de exercícios antes e durante a gestação e o tipo de dieta influenciam o prazo;
  • Amamentação – Durante esse período, o gasto calórico com a amamentação corresponde a um treino em capacidade moderada de esforço, além do organismo da mãe liberar uma série de substâncias que estimulam os órgãos ao seu estado pré-gravidez;
  • Exercícios pós-parto – O prazo para voltar aos exercícios é de, em média, um mês para cesárea e duas semanas para parto normal. Sempre com acompanhamento médico para definição do prazo melhor para sua individualidade;
  • Genética – Sua individualidade biológica fará seu corpo responder diferente do corpo de outras mulheres. Foque no que dá certo para você no que diz respeito a alimentação e exercícios.

Impacto no comportamento e na saúde

A preocupação da mulher pós-parto ainda vai estar voltada à sobrevivência do bebê, mas o bem estar da mãe também tem seu lugar de destaque. “A mulher que tem um estilo de vida e comportamentos voltados à sua saúde desde antes da gravidez, vai levar este estilo também no pós-parto e assim, vai saber que é questão de tempo para seu corpo voltar ao estado anterior à gravidez. E aquelas mulheres que não adotaram este estilo, essa é uma hora perfeita para investir nas mudanças necessárias, afinal de contas ela vai ser um modelo para o filho. E alterando seu estilo de vida, também vai consequentemente, diminuir a ansiedade tão natural deste período”, explica a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde.

Equipe Comportamento e Saúde (Boa Forma)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0