A primeira refeição tem que ser anabólica

A primeira refeição tem que ser anabólica

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Para você que treina pesado, veja algumas dicas de combinação de alimentos para o café da manhã. A mais importante A primeira refeição do dia (café da...

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Para você que treina pesado, veja algumas dicas de combinação de alimentos para o café da manhã.

A mais importante

A primeira refeição do dia (café da manhã) é considerada uma das principais refeições do dia por vários motivos:

1 – É essencial para a saúde;

2 – Durante a noite (sono), o corpo continua trabalhando e somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes.

O organismo consome aproximadamente entre 40 a 60 kcal por hora de sono. Neste período, os níveis de energia têm uma redução significativa e a primeira refeição do dia irá nutrir o corpo e o cérebro;

3 – Para atletas e esportistas, além da refeição estimular/acelerar o metabolismo, essa necessidade é maior. Trata-se do fornecimento dos nutrientes necessários para a recuperação muscular pós-treino ou para a formação de estoques que garantirão energia para a prática esportiva que ainda ocorrerá;

4 – É o fim do jejum ocasionado pelo sono (habitualmente 6-10 horas) que ao acordar, nos envolve num estado catabólico (degradação,quebra  de massa muscular). É neste período que o corpo converte aminoácidos em glicose, para alimentar o sistema nervoso central;

5 – No início da manhã, o corpo para de liberar GH (hormônio do crescimento) e inicia a produção do hormônio cortisol. É o pico da produção de cortisol que controla a assimilação dos nutrientes. Sob stress e jejum prolongado é acionado fora de hora, ultrapassando as doses normais também causa o catabolismo muscular;

6 – O hormônio insulina é liberado depois das refeições, ela que mantém a glicose vinda da alimentação dentro das células, garantindo a energia necessária ao funcionamento de todo o organismo. Ficar muito tempo sem comer leva a picos de hipo e hiperglicemia, disparando a produção de insulina, com isso você sempre terá uma aparência inchada.

Combinações simples para o café da manhã

  • Combinação 1

– 2 fatias de pão integral com queijo prato light e 2 fatias de tomate
– 1 fatia fruta (escolher)
– Bater no liquidificador: 1 fruta + 2 col sopa aveia + 1 copo de leite semi desnatado + 1 scoop Whey (escolher sabor)

  • Combinação 2

– 1 xíc. (chá) de cereal matinal com1 banana picada, 1 copo de leite gelado e 1/2 papaia picado.
– Misturar 1 sachê colágeno Hidrolisado sem sabor

  • Combinação 3

– Omelete com 3 claras + 1 ovo inteiro
– Suco – bata no liquidificador: 1 copo (200 ml) de água
1 maçã com casca + 1 banana pequena
1 col. (sopa) de linhaça
1 col. (sopa) de gérmen de trigo ou aveia
1 sachê de colágeno Hidrolisado  sem sabor

Equipe Comportamento e Saúde (Integral Médica)

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