Saiba como garantir a saúde dos ossos desde a infância

Saiba como garantir a saúde dos ossos desde a infância

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A osteoporose é um mal silencioso que se alastra pelo corpo do homem e da mulher, portanto saiba evitá-lo. Osteoporose “A osteoporose é a doença óssea...

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A osteoporose é um mal silencioso que se alastra pelo corpo do homem e da mulher, portanto saiba evitá-lo.

Osteoporose

“A osteoporose é a doença óssea mais comum e, potencialmente, a mais debilitante conhecida pelo homem e pela mulher. Ela se caracteriza pela perda de massa óssea, o que significa perda de sua resistência. A osteoporose cria ‘ossos porosos’, frágeis, facilmente quebráveis. O mal é silencioso e vem se alastrando. Procure saber como evitá–lo.”

Garanta a saúde dos seus ossos desde criança

Ossos normais prosseguem aumentando de força e espessura até por volta de 35 anos. É no decorrer destes anos que a pessoa deve empenhar- se em desenvolver ossos fortes com boa reserva de cálcio. Para desenvolver ossos fortes, é necessário seguir o seguinte esquema:

  1. Praticar exercícios físicos regulares e frequentes, que exijam esforço especial dos ossos. Ao serem pressionados, empurrados, puxados e “torcidos”, eles são forçados a reter seus minerais. Estes exercícios devem ser feitos desde a infância;
  2. Boa ingestão de cálcio. As fontes desse mineral são: folhas verdes escuras, tofu, leite e derivados, cascas de ovos, ossos de peixe;
  3. Cuidados com a vitamina D. Tomar sol com frequência diária ajuda a garantir a vitamina D necessária ao organismo.
  4. Evitar alimentos que “roubam” o cálcio dos ossos.

Confira agora, quais alimentos devem ser evitados para poupar os ossos. Veja:

Excesso de proteína: o organismo utiliza cálcio quando precisa “dar conta” do excesso proteico que a pessoa comeu. Com este processo o osso pode ser roubado do seu teor de cálcio, ficando cada vez mais fraco;

Refrigerantes: o gás contido neles é a acido fosfórico. Para equilibrar tanta a entrada de fosforo, o organismo tem que se valer de sua reserva de cálcio, enfraquecendo os ossos;

Alimentos que contenham xantinas: cafeína, teína e teobromina. São eles: café, chá mate, chá preto, bebidas à base de cola, guaraná em pó, chocolate. Eles alteram a saúde dos ossos.

O impacto no comportamento e na saúde

De hoje em diante, adote uma vida dinâmica de exercícios. Se você tem sido sedentário até agora, faça antes uma avaliação com uma equipe especializada em ossos (medico, fisioterapeuta, preparador físico, nutricionista) para certificar-se de quais exercícios deve adotar e quais as frequências e intensidade indicadas. Assim:

  • Exponha-se ao sol: antes das 10 horas ou após as 16 horas. Ao redor de 15 minutos.
  • Analise com seu medico sua necessidade ou não de reposição hormonal;
  • Adote uma dieta bem moderada em alimentos proteicos ( carnes, queijos, ovos, frango, peixe, etc);
  • Ingira quantidades adequadas de cálcio diariamente.

Equipe Comportamento e Saúde

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