"A ansiedade passa a ser patológica e afetar a saúde quando se torna um padrão de comportamento da pessoa", explica Dr. Sandro Tubini, psicólogo.
O que é ansiedade?
Antes de ser um mal, a ansiedade é uma forma de auto-preservação que herdamos dos nossos ancestrais. No dia-a-dia, é a parte instintiva de nossa origem animal que nos faz entrar em “estado de alerta” cada vez que o perigo se aproxima. E o perigo pode ser o chefe, a namorada brava, etc.
A ansiedade é um comportamento automático que temos, que pode atingir diversos níveis chegando até a paralização por completo (quando perdemos a ação) e se vivida em excesso geralmente causa disfunções orgânicas, tais como as doenças psicossomáticas. Conheça os sintomas mais comuns:
Sintomas Físicos
- Palpitações;
- Vertigens e tonturas;
- Cansaço exagerado;
- Visão de bolinhas pretas;
- Sudorese, mãos frias e úmidas;
- Falta de ar ou sensação de fôlego curto;
- Tensão ou dor muscular sem causas detectadas, dentre outros.
Sintomas Psíquicos
- Insônia;
- Preocupação excessiva;
- Resposta exagerada à surpresa;
- Perda de concentração e memória;
- Inquietação, impaciência e irritabilidade;
- Diminuição do desejo sexual;
- comprometimento da interpretação da realidade.
Para a Dra. Daniele N. Tubini (psicóloga e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde),“A ansiedade passa a ser patológica e afetar a saúde quando se torna um padrão de comportamento da pessoa, que passa a lidar em todas as circunstâncias com ritmo ansioso; mesmo depois de ter vencido algum obstáculo da vida, ela continua no mesmo excesso” .
Equipe Comportamento e Saúde
COMMENTS