"Dar o melhor de si é uma decisão de vida. É não esperar nada dos outros e sim, desenvolver em si uma atitude positiva de agir, de buscar e de realizar seus sonhos", afirma o Dr. Sandro Tubini, psicólogo
Dar o melhor de si mesmo
O ser humano tem um enorme potencial dentro de si, mas por algum motivo deixa de utilizá-lo. O interessante é que dar o melhor de si em qualquer atividade da vida proporciona uma gama de consequências positivas diretas, tais como vitórias, conquistas, destaques, valorização, reconhecimento e outras consequências mais subjetivas, por exemplo, auto-confiança, auto respeito e claro, auto estima.
Mesmo assim, com tantos benefícios diretos e indiretos, a prática de dar o melhor de si não é algo comum, pelo contrário. Por que? Porque será que sermos corretos, disciplinados, educados, determinados, focados não é uma prática aceita por grande parte das pessoas?
O certo é ter um objetivo e não desistir
Com certeza, dentro de nós mesmo, existe um motivo que nos impede de darmos o melhor de si em nossa vida.
As incertezas, as frustrações que nos cercam confundem muitas pessoas, de tal forma que parecem não deixar espaço para respirar, e muito menos para se recuperar e enfrentá-las. Essas frustrações são, ao mesmo tempo, conseqüência da nossa própria auto-imagem e também das constatações que fazemos após experiências que não foram bem sucedidas.
Não devemos deixar de lado nossas aspirações e ideais mais elevados sem qualquer sinal de luta. Utilizando nosso potencial interior podemos enfrentar e superar muitos obstáculos, e viver esse momento não como final de tudo, mas como um novo começo – uma celebração de uma mudança duradoura.
Se as crises e obstáculos foram vistos como desafios, óbvio que fortalecerão nossas visões positivas, e nos ajudarão a encontrar solução. Para desenvolver e manter uma visão positiva é necessário trabalhar características próprias que estão ligadas a nossa capacidade de aumentar, valorizar e manter nossa auto-estima.
Fazer o que é certo gera auto-estima
Auto-estima significa amar e valorizar a si mesmo, significa que você se aceita como é, mas continua se esforçando para melhorar. Além disso, uma visão positiva é resultado de um ciclo positivo de dar e receber, por isso é importante respeitar a auto-estima das pessoas com quem nos relacionamos no dia-a-dia.
De forma geral, quando optamos em fazer o que é certo em nossa vida, aceitamos que existe uma forma melhor de agir e existir, que há uma forma ética de encarar as coisas e que felizmente, essas vibrações acabam retornando para nós mesmos. Com o tempo, nós mesmos acabamos percebendo como isso nos faz bem , pois passamos a funcionar com outro tipo de energia, a energia do bem, de se fazer o que é certo.
O impacto no comportamento e na saúde
Fortalecer a auto-estima é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por si mesmo. Você pode mudar sua vida, mudando o modo de encarar a vida. Quando sabemos o que é bom, os momentos ruins são menos ameaçadores e os bons, mais freqüentes.
“Dar o melhor de si é resultado de uma feliz decisão de vida. Não devemos ficar esperando nada dos outros e sim, desenvolver em nós uma atitude positiva de vida, repleta de ações, de buscas e de realizações de nossos sonhos”, afirma o Dr. Sandro Tubini, psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde.
COMMENTS