"A menstruação é um marco na família e os pais são os primeiros a sentir essa mudança de forma profunda, afinal a menina cresceu e está ficando pronta para o mundo", afirma o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.
A primeira menstruação
A primeira menstruação é um fato comum e normal para todas as mulheres, mas o que não é falado é o que acontece com os pais por conta deste “marco” orgânico da filha.
A mãe fica emocionada (e pode se sentir despreparada para o assunto) e o pai fica preocupado (e pode começar a desenvolver um ciúmes mais intenso).
Enfim, é uma mudança familiar e que não para por ai, ela se desdobra em novas responsabilidade para todos e claro, também vem acompanhada de um dose de preocupação, pois o status da filha muda.
Por conta disso tudo, o ideal é que hajam conversas, afinal tudo se inicia com uma boa conversa. A conversa sobre a primeira menstruação não deve ser, em hipótese alguma algo assustador; por isso mesmo nem mencione a dor ou gravidez. Ela pode pensar que agora a vida dela mudou para pior e não é isso o que acontecerá.
COMMENTS