Os hábitos alimentares podem ser os mocinhos ou os vilões das suas noites de sono!!! Confira os alimentos que vão te levar para a cama mais cedo. O h
Os hábitos alimentares podem ser os mocinhos ou os vilões das suas noites de sono!!! Confira os alimentos que vão te levar para a cama mais cedo.
O horário correto
Para que a sua refeição não deixe você sem dormir ou tendo pesadelos, você deve jantar até as 20:00hs e evitar alimentos que contenham cafeína após as 18:00hs.
Alguns alimentos são estimulantes de um aminoácido chamado triptofano, que no organismo é convertido em serotonina, neurotransmissor que relaxa e contribui para a melhora do sono. Veja os alimentos que botam você pra dormir.
Leite e Mel
- Estresse e insônia andam juntos. Leite e mel também, principalmente contra noites mal dormidas. Eles juntos facilitam a entrada do triptofano no cérebro, tem efeito relaxante e contém vitamina B, que combate o estresse.
Noz-moscada
- Conhecida por conter triptofano em abundância e misturada ao leite e ao mel, estimula as substâncias químicas do cérebro que induzem ao sono. Ê temperinho bom!
Camomila
- O chazinho da nossa avó está na moda. Ainda bem, porque diminui a agitação, induz e regula o sono. Melissa e jasmim também tem este efeito.
Maracujá
- Calmante natural já conhecido, traz certo alívio para tensão e ansiedade, que acabam impedindo a chegada do sono.
Semente de abóbora
- Um punhado todos os dias e sua cota de magnésio estará cumprida. Proporciona o relaxamento muscular e auxilia na formação da melatonina, hormônio que também estimula o sono.
Batata
- Não, não é melhor comer batata frita no jantar. Como fonte de carboidrato, colabora para levar o triptofano ao cérebro, mas deve ser consumida moderadamente, uma porção ou batata média cozida ou assada. Senão, não tem sono que resista a uma azia…
Alface
- Por possuir uma substância chamada lactucina, relaxa e acalma naturalmente. Pode comer junto com a batata, fica uma delícia e já estimula seu soninho.
Orientações
Todas as orientações sobre valor nutricional, quantidades a serem consumidas e restrições a alimentos, devem ser efetuadas sempre por nutricionistas. Além disso, sintomas e comportamentos mais severos de insônia, ansiedade ou tensão devem ser avaliados por psicólogos, “pois podem estar sendo originados por doenças psíquicas que exigem tratamento psicológico”, explica a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga e psicoterapeuta da capital paulista.
Então, pegue seu travesseiro, vista seu pijaminha e bom sonoooozzzzzzzzzz…
Equipe Comportamento e Saúde.
COMMENTS