Realizar a musculação após a aula de pilates pode ser a melhor estratégia para atingir os seus resultados. Musculação pós pilates Muitos alunos têm
Realizar a musculação após a aula de pilates pode ser a melhor estratégia para atingir os seus resultados.
Musculação pós pilates
Muitos alunos têm questionado sobre a possibilidade de realizar a musculação após uma aula de pilates. A resposta para essa pergunta é – DEPENDE – pois vários fatores podem influenciar nesta reposta e entre eles, eu destaco: a frequência semanal, o tempo de treino e até mesmo os objetivos.
Contudo, para me entender melhor, acompanhe o raciocínio abaixo baseado na frequência semanal para entender melhor essa relação entre pilates e musculação.
Musculação x Pilates
Talvez a sua dúvida em realizar a musculação após a aula de pilates seja porque os estímulos físicos realizados nesta atividade se assemelham aos estímulos físicos da musculação. Sim, isso é verdade! Mas se pensarmos nas bases fisiológicas do treinamento, existe um conceito que diz o seguinte: “Tão importante quanto treinar é descansar do estímulo desse treino”.
Em termos práticos, se você treinar a musculação no mesmo dia em que realizou a aula de pilates, seu organismo irá se recuperar de modo mais eficaz, à medida que descanse no dia seguinte.
Por outro lado, se você treinar assim:
- Segunda-feira: musculação;
- Terça-feira: pilates;
- Quarta-feira: musculação;
- Quinta-Feira: pilates;
- Sexta-feira: musculação.
Veja que nessa situação você treinará estímulos fisiológicos semelhantes um dia após o outro. Isso diminui as chances de atingir seu objetivo, pois o seu organismo não terá tempo suficiente para se recuperar de forma eficaz entre as sessões de treino.
O impacto no comportamento e na saúde
Realizar a aula a musculação após a aula de pilates é possível desde que você respeite o princípio de treino e recuperação ideal entre as sessões de treino. Se você tem uma frequência de 3 vezes na semana realize a aula de pilates e a musculação nos mesmos dias, por exemplo segunda, quarta e sexta feira.
Agora, se você costuma ir mais de 3 vezes na semana a academia, reduza o número de treinos na musculação ou a quantidade de aula de pilates para que seu corpo não sofra com o excesso de treino, o qual traz prejuízos físicos, como as lesões articulares, e prejuízos comportamentais, como a estafa mental pelo excesso de treino.
Por isso, sempre consulte um(a) professor(a) de Educação Física para te orientar. Bons treinos!
Equipe Comportamento e Saúde (Willian C. Amaral)
Equipe Comportamento e Saúde
COMMENTS